Cultura
GAME OF THRONES: O INVERNO QUE CHEGOU E A SAGA QUE NÃO CESSA
A mais de 80 dias da data de estreia da sétima temporada de Game of Thrones, os ânimos não acalmam. Se por um lado os fãs puderam contar com um final surpreendente, por outro lado o jogo começa a enveredar por caminhos apertados – direcionando-se cada vez mais para o seu término.
Depois de uma pesada e extenuante Batalha dos Bastardos, onde Jon Snow e Sansa Stark retomam Winterfell das mãos de Ramsay Bolton, pensou-se que Game of Thrones não poderia surpreender mais até ao final da sexta temporada. Contudo, se no penúltimo episódio assim foi, o último e décimo episódio da sexta temporada ditou aos fãs a máxima da série: esperar o inesperado.
Desde uma Cersei que escolheu a violência, a uma Arya Stark que decidiu, por fim, atravessar o Mar Estreito e riscar um nome da sua lista; desde um Rei Tommen que acaba por se suicidar, a um assassinato coletivo em Dorne; desde uma Daenerys que mostra o seu poder perante os que a pretendem submeter, à revelação dos pais de Jon Snow, a série deixou para o último enlace do sexto capítulo as melhores revelações.
Ainda assim, se por um lado o desenlace se mostrou conclusivo na maioria dos seus aspetos, por outro deixou grandes questões em aberto – questões essas que os fãs esperam ver respondidas o quanto antes.
Que posição tomará Sansa em relação à proclamação de Jon Snow como Rei do Norte? Que rumo seguirá Arya? Irá Jaime apoiar Cersei na sua subida ao trono? Irá Daenerys começar a sua conquista por Westeros? E a Mulher Vermelha, o que lhe acontecerá? E afinal, o propósito de Bran Stark é algo mais do que aparentava ser?
O leque de inquietações é vasto e aqui as várias teorias criadas pelos fãs começam a ganhar território. Se poderão ser verdade? Poderão, mas até que os episódios saiam, todos os cenários se mantêm em aberto.
“Winter is coming”
A verdade é que após o término da sexta temporada [a 26 de junho do ano passado] a especulação aumentou também em relação à produção da própria série, especialmente no que toca à data de estreia e ao número de episódios.
A 18 de julho desse mesmo ano, a HBO confirmou que a série teria estreia no verão e não na primavera, como até então acontecia. Casey Bloys, presidente da programação da HBO, explicou que “agora que o inverno chegou a Game of Thrones [os seus produtores] sentiram que as linhas narrativas da próxima temporada serão mais bem servidas começando a produção um pouco mais tarde do que o habitual, quando o tempo estiver a mudar”, assegurando, deste modo, cenários naturais de inverno. Deste modo, as gravações tiveram início no final do verão passado, em locais como Espanha, Islândia e especialmente na Irlanda do Norte.
Quanto ao número de episódios, Bloys confirmou que, ao contrário do que aconteceu nos últimos seis anos, a nova temporada contará apenas com sete episódios em vez dos habituais dez – um decréscimo devido à aproximação da reta final.
Ainda assim, para tristeza de muitos fãs, no final do mesmo mês, Casey Bloys revelou durante a TCA (Television Critics Association) que em 2018 será transmitida a oitava e última temporada de Game of Thrones – a derradeira, sem número de episódios definidos ainda.
“Winter is here”
A data de estreia da sétima temporada de Game of Thrones foi anunciada a 9 de março: dia 16 de julho [data estadunidense] será o ponto de partida para mais um capítulo da tão aguardada série. Os fãs portugueses terão que aguardar mais um pouco, uma vez que o canal Syfy apenas transmite o episódio quase 9 horas depois.
O anuncio, esse, foi feito via facebook, onde foi pedido aos fãs que escrevessem a palavra “Fire” [“Fogo”] nos comentários de modo a derreter um cubo gigante de gelo que continha a referida data. Juntamente com o anúncio da data, a HBO desvendou também o cartaz oficial da próxima temporada.
Horas depois, estava lançado um pequeno teaser onde, entre outras personagens, ouve-se Daenerys, Robert Baratheon, Cersei, Geoffrey e Jon Snow. Num minuto e meio de vídeo, onde nos é possível distinguir estatuetas representativas dos estandartes de cada casa envolvidos por um caule espinhoso, o discurso de ódio e rivalidade é o que prevalece: cada família se eleva como sendo a mais poderosa de Westeros, mas, para isso, as outras terão de ser derrubadas. No final do mesmo, vê-se uma figura no chão coberto de neve semelhante ao que já aconteceu no episódio 3 da terceira temporada, onde os White Walkers desmembraram cavalos pertencentes à Patrulha da Noite, querendo-lhes enviar, deste modo, uma mensagem de alerta. Prevê-se, assim, a chegada de uma guerra: uma guerra igual para todos.
A 4 de abril, quase perfazendo um ano de estreia da sexta temporada no ano passado, surgiu um novo vídeo promocional da HBO onde foi possível ver algumas das personagens envergando roupas de inverno. Daenerys , contudo, apresentou-se pela primeira vez com uma roupa inspirada na Casa Targaryen, agora que esta personagem estáfinalmente em Westeros. O vídeo promocional teve ainda mais dois subsequentes [2 / 3], apresentando-se ainda mais personagens ao longo dos mesmos.
Até dia 30 de março a espera aumentou e as novidades acerca da nova temporada eram praticamente nulas. Contudo, um novo teaser, de minuto e meio de duração, acabou por ser lançado pela HBO. Nele, prefilam-se unicamente três personagens: Cersei, Jon Snow e Daenerys.
Tendo como música de fundo uma versão de “Sit Down” dos James, o tão agurdado teaser pouco mostra, uma vez que as próprias gravações de Cersei e Jon Snow acontecem em espaços já conhecidos pelos fãs. Daenerys é a única que difere, apresentando-se num local novo para os espectadores: Pedra do Dragão [Dragonstone]. Cersei, dirige-se para o Grande Salão, com detalhes alterados desde a última série (como os vitrais das janelas); Jon Snow vai em direção onde outrora fora proclamado Rei do Norte – o salão de Winterfell; Daenerys, como já referido, apresenta-se em marcha até à sala do trono de Pedra do Dragão.
Os três sentam-se. Os três olham determinados para o que os espera, parecendo esse destino estar relacionado com os White Walkers, uma vez que uma das últimas imagens que temos é um azul forte da íris de um White Walker. Cada rei ocupa o seu trono, mas lutarão entre si, ou unirão-se para o mesmo fim? Esta é a questão mais debatida no momento entre os fãs.
https://www.youtube.com/watch?v=JxWfvtnHtS0
No dia 20 deste mês, quinta-feira – parecendo este ser o dia da semana eleito para o lançamento de novos conteúdos – foram disponibilizadas novidades em relação à sétima temporada. Desta vez, 15 fotografias do primeiro episódio de quase todas as personagens que os fãs mais aguardam para (re)ver. Cersei, Arya, The Hound, Varys, Lyanna Mormont, Bran, Tyrion e Sansa são algumas das personagens que podemos observar com novas expressões, situações e em novos guarda-roupas.
Pouco nos adiantando sobre o desenlace do primeiro episódio, as fotografias que mais saltam à vista são mesmo as de Sam, Sansa, The Hound e de Daenerys.
Na quarta fotografia vê-se Sam e Gilly, os dois personagens que embarcaram em direção à Cidadela de forma a que estes primeiro se torne num Meistre. O site Game of Thrones Portugal, refere que “Utilizadores do Reddit já conseguiram decifrar o texto que Gilly está a ler: trata-se de uma passagem de O Mundo de a Guerra dos Tronos, referente à Longa Noite e a Azor Ahai.”
Depois, é apresentada uma Sansa completamente diferente, tendo esta uma expressão nunca antes vista: uma certa determinação visível no seu olhar que só foi possível vislumbrar no penúltimo episódio da sexta temporada. Com ela encontra-se Littlefinger, o personagem que, pela sua expressão já bastante conhecida, parece estar a jogar para, mais uma vez, ganhar.
Sandor Clegane (The Hound), na oitava fotografia, parece seguir marcha em direção ao norte, depois de se ter juntado à Irmandade Sem Estandartes. A personagem que apareceu unicamente em dois episódios da temporada passada, parece ser uma das preferidas dos fãs e garante assim a sua primeira aparição logo no primeiro episódio da primeira temporada.
Nas últimas fotografias, destaca-se a equipa de Daenearys, composta por Varys, Missandei, Tyrion e Torgo Nudho num cenário completamente diferente e novo, parecendo eles estarem a receber algum convidado naquele que agora sabemos ser o Castelo de Pedra do Dragão.
Em setembro de 2016, Game of Thrones sagrou-se na série mais premiada de sempre, após arrecadar o Emmy de melhor série dramática, contanto com um total de 38 estatuetas.
Baseada na história escrita por George R. R. Martin (“As Crónicas de Gelo e Fogo”), a nova temporada da série continua sem existir nenhum livro que a suporte, como aconteceu nas primeiras 5 temporadas que se antecederam. A estreia dá-se a 17 de julho em Portugal e é transmitida pelo cana Syfy.