Cultura

BLACK&WHITE – FESTIVAL INTERNACIONAL AUDIOVISUAL

Published

on

De 21 a 24 de Maio decorre a 11º edição do Black&White – Festival Internacional Audiovisual, organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. O Festival incide sobre o registo audiovisual a duas cores, forma de expressão muito utilizada e que tem o seu próprio espaço e dimensão bem sedimentado entre o mundo artístico. A organização esclarece que se pretende, sobretudo, reagir à “crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco”, reafirmando desse modo o seu valor actual.

Caracterizado pela sua diversidade e projeção internacional, o Festival B&W apresenta-nos um programa cultural variado, composto por competições, artist talks, screenings e extensões de outros festivais internacionais. Durante as tardes do Festival, os artist talks serão momentos privilegiados de contacto directo com os artistas, sessões que permitirão a discussão entre todos. Artistas convidados, concorrentes e público em geral poderão falar sobre as obras apresentadas e trocar ideias num ambiente descontraído de esplanada.

As competições de trabalhos serão avaliadas por um júri de culto, composto por 5 artistas nacionais e internacionais: André Parente, fundador do Núcleo de Tecnologia da Imagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jerónimo Rocha, responsável pela série televisiva “Odisseia” da RTP, Nélson d’Aires, fotógrafo independente, Peter Beyls, professor e investigador do CiTAR da Católica Porto, e Tiago Pereira, realizador premiado da área documental. São mais de 40 os projectos concorrentes, num total de 17 países representados. Na categoria de vídeo vão a concurso 11 ficções, 6 animações, 3 documentários, 4 videoclipes e mais 4 vídeos experimentais, para além de 7 sequências fotográficas e 6 áudios.

À noite, o Bar das Artes trará música em formato DJ. As Noites B&W, que começam às 23h, pretendem ser um espaço de convívio e boa disposição. Já a cerimónia de encerramento começará às 21:45h do dia 24, na qual serão entregues os prémios às obras vencedoras.

Para quem não puder estar presente, a organização aposta no canal de TV “Black & White”, ainda que em moldes ligeiramente diferentes do que aconteceu no ano passado. “Este ano a emissão não será transmitida em directo, mas sim gravada, e posteriormente os conteúdos (com entrevistas, etc.) serão disponibilizados na internet”, garantem os responsáveis.

O programa em detalhe pode ser visto aqui.

 

 

Save

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version