Cultura
STAR WARS E OUTRAS COISAS QUE TAL EM DESTAQUE NA COMIC CON
Depois do sucesso que foi a 3ª edição da Comic Con em Portugal – que contou com quase 73 mil visitantes (mais de 37% do que em 2015) -, este ano a a organização do evento volta a querer superar todas as expectativas.
Em conferência de imprensa, Paulo Rocha Cardoso, direto da maior conferência de cultura pop do país, anunciou em última hora a presença de Clark Gregg, da série “Agents of S.H.I.E.L.D” e “Avengers“, e de Simon Merrels, da série ainda por estrear em Portugal “KnightFall“.
Ambos os atores juntam-se, assim, ao painel de convidados já conhecidos: Edward James Olmos (quinta-feira), Katherine McNamara (sexta-feira), Madison Iseman e Dominic Purcell (sábado), e Kirsten Vangsness e Daniela Ruah (domingo).
Com “mais de 180 convidados” e com a apresentação de “mais de 200 conteúdos”, um dos outros grandes “convidados especiais” é o Batmobile – o carro de Batman utilizado no último filme da DC, Liga da Justiça.
E as surpresas deste universo não ficam por aqui: vai existir ainda um stand de realidade virtual, a ativação green screen onde os visitantes vão poder tirar fotografias com os membros da Liga da Justiça, e figuras à escala real vão estar dispostas no recinto, de modo a que os participantes possam usar e abusar das selfies com o seu herói DC favorito – ou heroína.
Outro universo celebrado será Star Wars – não fosse o “The Last Jedi” estrear no primeiro dia desta enorme conferência. “Não temos nenhum ator do filme de Star Wars para anunciar”, lamenta Paulo Rocha Cardoso. Contudo, anuncia que existirá um “espaço oficial de 500m²” onde os fãs da saga poderão entrar em contacto a “T – 65 X – WING” e com o tanque “Rogue One”.
Ainda assim, se vir um Night King a vaguear pelo Artists’ Alley, não se assuste. Sexta-feira, às 16:30h, o Sify vai demonstrar ao vivo como fazer a caracterização deste ícone de Game of Thrones – um workshop dado pela caracterizadora real desta personagem na série. A circular nos restantes dias pelo evento, não se admire que no sábado, às 19h, o rei dos mortos seja o seu parceiro de lado enquanto assiste à projeção do último episódio da sétima temporada deste fenómeno mundial criado por George R. R. Martin.
À semelhança do ano passado, a música vai marcar presença através do espetáculo “Canal Hollywood in Concert”, interpretado pela Lisbon Film Orchestra, onde “temas icónicos do mundo do cinema” se vão fazer ouvir.
No mundo da Banda Desenhada, as grandes presenças vão ser as de Rafael Albuquerque, Giorgio Cavazzano, Filipe Melo, Andrzej Sapkowski e Mahmud Asrar. “Uma das novidades deste ano é que temos o maior Artists’ Alley do país”, refere Paulo Rocha Cardoso, que sublinha a importância que a Comic Con dá ao mundo da Banda Desenhada e aos novos artistas deste género literário – quase 100, a marcar presença neste edição. “Estamos ao mesmo nível da Comic Con de Nova Iorque nestes termos”, completa Melo, responsável pela Banda Desenhada e Literatura no evento.
Na área do gamming, para além de existir um Mário à procura de Peach no recinto, “o EA Sports tem uma grande dominância”. Com a Grande Final Liga Portuguesa de League of Legends a acontecer dia 16, e com a Liga Portuguesa de CS:GO – Taça de Portugal a ter lugar um dia depois, a 17 de dezembro, a Comic Con confirma a presença tanto da Nintendo como da Playstation também.
As crianças – a nova aposta da Comic Con Portugal
“Criámos desde o início um tipo de bilhete onde as crianças vão gratuitamente à Comic Con”, referiu Paulo Rocha Cardoso que relembra a campanha #KidsGoFree, na qual por cada bilhete de adulto adquirido é oferecido um bilhete para crianças até aos 12 anos, sempre que acompanhadas por um adulto. O objetivo passa, assim, por não existirem constrangimentos: “isto serve para que quem tem crianças as possa levar sem qualquer custo à Comic Con”.
Para além desta campanha, a organização aproveitou os dois primeiros dias úteis da conferência para fins bem lúdicos: “na quinta e na sexta-feira, sendo ainda um período escolar, teremos um programa educativo, direcionado às escolas, onde os alunos poderão aprender a escrever um guião, como desenhar, como fazer um filme…”.
De modo a incutir a cultura pop nos mais novos, a Comic Con convida, assim, os mais pequenos e as suas famílias a explorar o recinto e as várias atrações nele dispostas.
A decorrer na Exponor, a Comic Con vai prolongar-se durante 4 dias cheios de cultura pop e animação prolongada. Quinta (com horário especial das 14h às 20h), sexta, sábado e domingo (com o horário normal das 10h às 20h) , todos os caminhos vão dar a Matosinhos, na 4ª edição do evento em Portugal.