Cultura

DANCEM!, O CICLO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Published

on

O Dancem! acontece desde 1996 e este ano surge, pela primira vez, integrado na programação do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. Este seu regresso já habitual, é, sem dúvida, um reflexo da importância dada pelo TNSJ à dança e às artes performativas. De facto, tem sido um marco assíduo no que diz respeito à dança contemporânea.

O festival trará durante uma semana cinco peças de cinco experientes coreógrafos. Paulo Ribeiro, Tânia Carvalho, Olga Roriz, Né Barros e Clara Andermatt são os dançarinos que irão apresentar as suas novas criações, num espectáculo em que a linguagem corporal tem tudo a dizer.

As criações arrancam esta sexta-feira e abarcam temas diversos. Em Sem um tu não pode haver um eu, Paulo Ribeiro interpreta Ingmar Bergman, inspirado pelos seus filmes e pela sua vida. Dançará acompanhado mas só.

No dia seguinte, Leonor Keil interpreta solos de Olga Roriz e Tânia Carvalho em duas peças separadas: Como é que eu vou fazer isto?, que procura responder à pergunta que remete à condição do intérprete perante um desafio artístico, e Bits & Pieces que nos mostra o reencontro de duas mulheres ligadas/separadas pela dança.

O tema abordado em Landing é a chegada de corpos apátridas a um lugar. Aqui, desta vez no Teatro Carlos Alberto, onze bailarinos dirigidos por Né Barros encenam uma “queda” em terras estranhas.

Por último, Fica no Singelo destina-se aos admiradores de músicas e danças tradicionais. Clara Andermatt reconstrói os bailes populares e o folclore, mostrando que continuam vivos. No final, por volta das às 23:00h do dia 7, encerra-se em grande com um baile onde o público é convidado a subir ao palco e experimentar algumas das danças que inspiraram a peça, adianta a organização.

 

Os preços vão desde os 7.50 aos 16 euros.

 

 

Programação:

30 maio, sexta-feira, às 21h30 | Teatro Nacional São João 
Sem um tu não pode haver um eu
coreografia e interpretação Paulo Ribeiro

 

31 maio, sábado, às 21h30 | Teatro Nacional São João 
Como é que eu vou fazer isto?
coreografia Tânia Carvalho
interpretação Leonor Keil
+
Bits & Pieces
coreografia Tânia Carvalho
interpretação Leonor Keil

 

5 + 6 junho, quinta e sexta-feira, às 21h30 | Teatro Carlos Alberto
Landing
direção e coreografia Né Barros

 

6 + 7 junho, sexta-feira e sábado, às 21h30| Teatro Nacional São João
Fica no Singelo
direção e coreografia Clara Andermatt

 

7 junho, sábado, às 23h00| Teatro Nacional São João
Baile
mandadora Ana Silvestre

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version