Cultura
250 anos de Beethoven: a vida e obra sobrevoadas
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Retrato de Beethoven por H. Junker
A chegada do pequeno Ludwig
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Retrato de Beethoven por G. von Treuberg, em 1800
Sucesso, dinheiro e admiração
A sua linguagem musical muito particular e, sobretudo, a sua capacidade de improviso fizeram-no sobressair de todos os outros e ser aludido como um potencial “novo Mozart”.
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Retrato de Beethoven por J. Kreihuber, em 1865
Organizado na música, desgrenhado na vida
Porém, a confusão em que vivia não se mantinha por muito tempo – não porque Beethoven arrumava os aposentos, mas sim porque tinha a mania e o gosto de mudar de casa regularmente.
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Estúdio de Beethoven por J. Höhle. em 1827
“Estou surdo”
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Pintura de Beethoven por J. Schmidt, em 1820
À medida que lhe ia custando cada vez mais escutar os instrumentos e as vozes, ele continuava a compor mediante a memória auditiva e a dirigir as orquestras. Para alguém excecional nas leituras à primeira vista e que nasceu com ouvido absoluto (facilmente identificava e cantava as notas e melodias certas), a surdez não lhe foi um obstáculo derradeiro: a escrutinar o movimento dos dedos dos músicos e com o ouvido interno funcional, Beethoven continuava a distinguir o certo do errado e não deixou a sua posição de maestro.
Há que referir que Beethoven, enquanto maestro, tinha a fama de grande gesticulador com todo o seu corpo, onde todos os músculos pulsavam, ora encolhendo-se ao som dum pianíssimo ora espraiando-se num fortíssimo.
Quanto à composição, Beethoven afirmava que “um bom compositor não precisa de um piano para trabalhar”, pelo que prosseguiu o seu trabalho mergulhado em silêncio, até ao final da sua vida.
Obra
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Manuscrito original de Beethoven da sinfonia nº 9
Virtuoso sem rodeios, Beethoven deu um novo protagonismo ao piano e à música clássica em si.
As sonatas para piano
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A música de câmara
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As sinfonias
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As obras vocais
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As sonatas para piano
Sonata “Patética”, op.13
Sonata “Ao luar”, op. 27 nº2
Sonata “Hammerklavier”, op.106
A música de câmara
Trios com piano
Trio “Fantasma”, op. 70 nº 1
Trio “Arquiduque”, op. 97
Quarteto de cordas “Razumovsky”, op. 59 nº 1, 2 e 3
Sonata para Violino e Piano, op. 47
https://youtu.be/cY0DLRqVPwc
Septeto, op. 20
Sonata para Violoncelo e Piano, op. 69 nº 3
As sinfonias
Sinfonia “Heroica”, nº 3
Sinfonia “Quinta”, nº 5
Sinfonia “Coral”, nº 9
As obras vocais
Missa Solemnis
Ópera “Fidelio”
https://www.youtube.com/watch?v=E5Gr79nt3FY&t=1917s
“Plaudite amici, finita est comoedia”
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