Connect with us

Cultura

TNSJ E ARTISTAS UNIDOS EM REGRESSO A CASA

Published

on

O TNSJ acolhe Artistas Unidos numa peça da autoria de Harold Pinter, escrita em 1964. Com encenação de Jorge Silva Melo e um elenco formado por João Perry, Rúben Gomes, Maria João Pinho, Elmano Sancho, João Pedro Mamede e Jorge Silva Melo.

O Regresso a Casa (The Homecoming) desenrola-se no Norte de Londres e conta com seis personagens. Cinco delas são homens. Max, um talhante aposentado, o seu irmão Sam, um motorista e os seus três filhos: Joey, o mais novo que deseja ser boxeur, Lenny, que se move no meio da prostituição, e Teddy, professor nos EUA. É do regresso deste último que se fala. O professor, faz-se acompanhar da sexta personagem, a sua esposa, Ruth.

A peça O Regresso a Casa foi encenada pela primeira vez em 1965 em Londres. A sua produção de 1967, em Nova Iorque, arrecadou quatro prémios Tony. Considerada altamente ambígua, enigmática e até mesmo críptica, continua a intrigar muitos daqueles que a conhecem. Expõe, em desafios morais, problemas de sexo, poder e amor, numa produção realista e, ao mesmo tempo, esteticamente estilizada.

Harold Pinter foi um ator, poeta, romancista, dramaturgo e argumentista britânico. Uma das grandes figuras do teatro do absurdo, recebeu o Companion of Honour pelos seu contributo literário e, em 2005, o Nobel da Literatura.

O Regresso a Casa está em cena no Teatro Nacional São João entre 13 e 29 de junho.