Cultura
O CRIME DA ALDEIA VELHA
A peça “O Crime da Aldeia Velha”, baseada na obra de Bernardo Santareno e encenada por Sandra Ribeiro, conta a história trágica da aldeia de Soalhões em 1934.
Inspirada em factos verídicos, esta peça centra-se num grupo católico que terá lançado o rumor da existência de um ser demoníaco. Este teria possuído uma jovem da aldeia e seria o responsável por uma sequência de eventos sinistros.
Em especial, destaca-se a atriz Ana Teresa Ferreira, que personifica Joana, a rapariga “possuída”, pela sua atuação expressiva e emotiva. Ainda, é de referir Tiago Soares (Padre Júlio na peça), com a sua voz profunda e trovejante – digna dos sermões e das palavras apaixonadas que proferia à aldeia. Por último, Diana Cunha, que entra de tal modo na sua personagem Zefa que faz tremer o público com a sua convicção religiosa.
O uso da luz ao longo da peça é também algo a frisar: começando com a cena completamente iluminada, diminuindo no decorrer dos eventos, até ficar somente a luz vermelha que marca o exorcismo e a morte trágica de Joana.
A interpretação dos atores amadores do S.O.T.A.O., conferiu uns laivos de humor que fizeram rir e divertiram o público, atenuando a atmosférica dramática da obra.