Cultura
FANTASPORTO: O CINEMA SEMPRE NOVO, SEMPRE DIFERENTE
O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto traz todos os anos novas produções cinematográficas mundiais, novas perspetivas, e com estes novos sentimentos, novos sons e imagens que ilustram as ideias dos nossos tempos.
Com a promessa de um programa multifacetado, o Fantasporto reúne realizadores e produtores, atores e atrizes de todo o mundo. Como já é habitual, estarão presentes filmes de todas as proveniências e géneros, numa tentativa de agradar a todo o público num encadeamento de sessões, com filmes que podem ir da ficção científica ao thriller ou do documentário ao drama.
Na luta pelo prestígio e prémios do Fantasporto, destacam-se uma coletânea com centenas de curtas e longas metragens em estreia em Portugal, alguns dos quais em antestreia mundial, internacional e europeia. Haverá ainda conferências, debates, Q&As, escolas de cinema que mostram os seus filmes, apresentações de livros, exposições de artes plásticas, apelando sempre à criação do gosto cultural.
A temática que marcará esta edição são os Desafios da Modernidade, retratando e expressando os mais relevantes problemas da atualidade, numa reunião de filmes provenientes de mais de 60 países, abordando temas como a degradação do ambiente e a iminência de catástrofes naturais, a saúde mental, a desumanização e a exploração da infância, o poder dos média, os perigos e a dependência das redes sociais e a corrupção.
Com especial realce temos ainda presente no festival a crescente participação de universidades e escolas de Cinema portuguesas, batendo-se recordes de nomeações na categoria de Prémio de Cinema Português.
Para além destas antestreias e estreias, marcarão presença no festival os Fantas Classics, um conjunto de obras e clássicos marcantes de todos os tempos. Esta edição traz de volta Easy Rider, The Shinning, A Clockwork Orange e Alien.