Cultura
JONATHAN BREE OU A VIAGEM SONAMBULAR
Foi no dia 25 que o Maus Hábitos recebeu um dos mais enigmáticos artistas da música pop. O músico e produtor neozelandês Jonathan Bree, já conhecido pelo trabalho com os The Brunettes, projeto seu com Heather Mansfield – cuja cisão se deu em 2010 -, viveu uma ascensão artística em 2018. Sleepwalking, o mais recente álbum a solo, traz consigo o single “You’re So Cool”, cujo vídeo se tornou viral no YouTube; o visual obscuro e um tanto paródico das bandas pop dos anos 60 em conjunto com as máscaras de licra são os pontos de destaque do vídeo.
Ao vivo, Bree e a banda que o acompanha apresentam-se com a mesma linha estética: suspensórios e calças de cinta subida para os homens, blusas largas e chapéus vitorianos para as mulheres, e, como seria de se esperar, as máscaras de licra a cobrir qualquer expressão facial dos performers. Tudo isto garante um espetáculo musical e visualmente imersivo, onde a dança delas e a voz dele confluem num jogo de ‘brincar’ com o pop do passado e dar-lhe um toque de futuro. Os movimentos de Bree destacam-se no palco e a sua persona torna-se altamente expressiva sempre que fica parado a posar para o público. Extremamente sonambular, o espetáculo segue com projeções que se sobrepõem nas máscaras, contribuindo para o ambiente dreamy do concerto.
O público teve o que esperava quando a banda entrou de cara tapada, mas foi com “You’re So Cool” que a audiência mais se desinibiu. Ainda assim, os ritmos lentos e a voz grave envolveram o público até ao final do espetáculo, mesmo não havendo qualquer interação do performer com a audiência entre músicas. No final, com curtas vénias, a banda despede-se e sai do palco. Após o espetáculo, os fãs tiveram ainda a oportunidade de falar e tirar fotografias com Jonathan, bem como de comprar merchandise da banda.
O evento foi da responsabilidade da gravadora Cosmic Burger.