Cultura

UM PAR DE ÓCULOS, UM DEBATE E “UM” JIBÓIA

Published

on

Os fãs do Curtas tiveram oportunidade de rever ou compensar sessões perdidas, numa quinta-feira em que os filmes da semana se repetiram. Confirmou-se, assim, a popularidade do primeiro grupo de curtas da Competição Internacional. “Vim hoje porque me disseram que Person to Person é um must watch !” “O meu filho anda por aí, mas viemos para ver O Guardião da Represa, eu também quero ver aquele do Davy Chou.”

A Competição Nacional renovou-se com filmes de Rodrigo Areias, Francisco Botelho, Sandro Aguilar, Teresa Villaverde e Simão Cayatte. Outros quatros realizadores portugueses voltaram ao Teatro Municipal para mais um Encontro com Realizadores. Desta vez, o público pôde conversar com Nuno Amorim, Jacinto Lucas Pires, Miguel Clara Vasconcelos e Patrick Mendes, os cineastas que preencheram a segunda sessão da competição.

As obras holandesas assinalaram mais um visto no Panorama Europeu. A seleção tem origem no Go Short – International Film Festival e recebeu opiniões positivas da audiência portuguesa. “O dos cowboys foi muito bom. Eu nem tinha decidido vir a esta sessão, fui arrastado, mas valeu a pena.” “Não foste arrastado! Dizes cada coisa. Eu preferi o primeiro , achei a ideia muito boa”. Um par de óculos define ainda o título do filme de Sam de Jong, um vândalo do futebol homossexual e pessoas sem boca são os assuntos dos filmes que sobram desta exibição, em I Love Hooligans e Mute.

Kelly Reichardt voltou a ser perscrutada pelas objetivas que registam a programação do festival e pelos fãs, curiosos em descobrir detalhes do seu processo. O debate juntou cinéfilos, cineastas e a imprensa numa conversa animada acerca dos projetos e conselhos da promissora realizadora americana.

A Competição Experimental pediu BI à entrada, com uma exibição de “contradições culturais e novos desafios tecnológicos” para maiores de 18 anos. Uma série de 9 filmes, que recebeu um audiência considerável, ainda que alguns não tenham permanecido até ao final.

O evento mais aguardado da noite contou com a presença de Filho da Mãe e Jibóia, os dois músicos tocaram à volta de In The Land of the Head Hunters e fecharam mais um dia de festival em Vila do Conde.

O Curtas Vila do Conde anuncia os premiados no Sábado e repete-os no Domingo. Até lá, Aventura Antonioni continua a ocupar o Solar – Galeria de Arte Cinemática.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version