Cultura
ELETRÓNICA EM “ATAQUE MASSIVO” NO PRIMEIRO DIA DO SBSR
Os Vintage Trouble abriram o palco principal no primeiro final de tarde do Festival. O público assistiu de pé ao som do rock “abluesado” da banda da Califórnia. A massa humana começou a ganhar cada vez mais forma em frente ao palco, contagiada pelos poderosos vocais de Ty Taylor, o vocalista da banda. Taylor, com seu sotaque sulista, conquistou o público do Meco com palavras à estilo “I have a dream” e juntando-se aos festivaleiros das primeiras filas. Energia contagiante, muito blues e dança na companhia dos Vintage Trouble. A banda não deixa o SBSR sem se despedir diretamente do público.
Com Metronomy veio a maior enchete junto ao palco principal, apesar de ainda estar longe de esgotar. Os fãs começam a acentuar a sua presença, num final de dia acelerado ao som da batida eletrónica do grupo britânico.
Seguiram-se os australianos Tame Impala. Já a noite caíra na Herdade do Cabeço da Flauta, quando a banda instalara o seu rock alternativo. Três anos depois da sua presença no festival, os Tame Impala voltaram a Portugal para um público que não se cansa.
Chegam finalmente os cabeças de cartaz. Massive Attack protagonizaram um dos concertos mais aguardados pelos festivaleiros do Meco. Com política nas entrelinhas e, por vezes, mais direta, a banda mostrou que a sua música emerge em conteúdo e não só em melodia eletrónica. O trio britânico preencheu o palco com um background invulgar: um feed de títulos de notícias polémicas, políticas e de conflito serviu de fundo ao concerto da banda. O público aplaudiu fortemente perante as referências às questões nacionais, entre elas a citação de Passos Coelho e a bandeira nacional “enforcada”.
Disclosure foram os últimos a chegar. No entanto, o som falhou a meio do concerto. Após as dúvidas iniciais se a banda britânica voltaria ou não, Disclosure regressaram em grande. As esperanças do público concretizaram-se num grande concerto que deixou a adrenalina no ar na madrugada do primeiro dia do Super Bock Super Rock.
O JUP vai continuar no Festival, no dia em que Eddie Vedder, The Legendary Tigerman e Cults trazem o rock n’ roll ao Meco.