Connect with us

Cultura

O CANTINHO SEGURO DE KRUELLA D’ENFER

Published

on

Uma tenda, algumas almofadas com os mais diversos padrões, livros de banda desenhada, um gameboy e, na parede, um desenho que data um tempo que não volta mais. Não, não se trata da descrição de um quarto infantil, mas a ideia está lá. Esta é apenas a montra da mais recente exposição que chegou até ao Porto: Safe Places é o novo projeto de Ângela Ferreira, que se apresenta no mundo artístico como Kruella D’Enfer, e marca a sua estreia a solo e com entrada gratuita na cidade invicta.

A inauguração foi no passado sábado, dia 5 de outubro, e contou com a presença da artista, que andava pela galeria a conversar com os curiosos que tinham vindo espreitar o seu projeto. Houve também cerveja e churrasco na parte exterior com boa-disposição e os murais como paisagem.

“Lembras-te dos teus lugares seguros quando eras criança? Aqueles lugares onde ias sempre que tinhas medo de alguma coisa, lembras-te? O teu quarto, debaixo dos cobertores, um local secreto perto da casa dos teus pais, os braços da tua mãe… Será que esses lugares ainda existem? Serão reais? Será que já estive mesmo lá? Será que voltarei a estar?” são algumas das perguntas a que Kruella dá resposta nesta sua nova aventura.

Tudo começou com uma viagem até ao seu passado: a artista visual e ilustradora portuguesa admite ter havido uma altura em que andava a refletir sobre a sua infância, sobre as coisas que na altura sentia e a compará-las com aquilo que agora sente. Esta pesquisa pelo passado tê-la-á levado até aos sítios onde se refugiava. Até aos seus espaços – sendo eles físicos ou mentais – de evasão à realidade.

Uma paixão inegável pelo universo do fantástico, o uso de formas geométricas e cores vivas e contrastantes não são nenhuma novidade para quem não se esbarra pela primeira vez com o trabalho da artista. Quer seja em papel, tela ou num formato maior (como é o caso dos murais) a linguagem de Ângela é já muito própria e vincada. Este seu novo trabalho não foge à regra e a essência lá permanece, mas chegam algumas novidades no que diz respeito aos materiais e suportes utilizados. Há, desta vez, trabalhos em madeira, em placa de micro-cimento, e utilizam-se tecidos e folha dourada.

A entrada para esta colorida e criativa reflexão de Kruella d’Enfer é gratuita. Safe Places permanece na Galeria Circus Network até dia 30 de outubro.

Artigo da autoria de Francisca Gomes.