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Cultura

MEO SUDOESTE: #TUSOVIVES1X

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São sobretudo de jovens portugueses as tendas que se vão montando pelo chão poeirento e acidentado da herdade alentejana. De maior ou menor dimensão, os acampamentos vão-se formando e personalizando de acordo com a afirmação que cada grupo quer fazer neste Sudoeste. Na edição em que o lema é “Tu só vives uma vez”, verifica-se uma afluência inegável: a zona destinada ao campismo pouco espaço tem para receber os que só chegaram no dia de receção ao campista.

A Zambujeira estima receber, durante estes dias, mais de cem mil festivaleiros de todas as idades, com predomínio das camadas mais jovens atraídas pelo cartaz voltado para a música eletrónica. O festival vai contar com a presença de grandes DJs de renome mundial, repartidos pelos cinco dias de concerto. É de notar, também, uma aposta nos artistas portugueses, alguns deles com lugar no palco MEO, o mainstage do evento.

A comunidade espanhola tem grande expressão, este ano, no Sudoeste. Hastearam as suas bandeiras à porta dos seus acampamentos e fazem-se notar através dos seus cânticos e da sua boa disposição. Os britânicos e os alemães também passeiam pela herdade, contentes com o sol e as temperaturas que se fazem sentir cá pelo sul da Europa.

O bilhete diário do MEO Sudoeste permite o acesso apenas ao recinto durante o dia escolhido por 48€, enquanto o passe geral, pelo preço de 95€, já inclui o acesso ao campismo de 1 a 11 de agosto.

O típico transporte do festivaleiro é a camioneta expresso, que traz o público dos quatro cantos do país, porém, viagens de comboio também foram vendidas no pack MUSICard da CP com o passe para o Sudoeste. Muitos ainda optaram por estacionar o seu carro à porta do recinto, ou dentro dele por mais 20€. O acesso ao acampamento de caravanas tem, por sua vez, o custo de 40€.

Ao longo dos hectares que compõem a zona de campismo do Sudoeste, foram ainda delimitadas áreas patrocinadas por diversas entidades. No que respeita à Santa Casa da Misericórdia, por exemplo, foi definida uma área para albergar os alunos carenciados da Aldeia de Santa Isabel, em Cascais, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, seus professores e voluntários da instituição. O staff do festival também contou com a sua própria zona de acampamento, bem como os beneficiários do pacote XBus da XTravel, que os trouxe diretamente de casa ao MSW.

De modo a que os campistas saibam localizar facilmente a sua tenda, a organização atribuiu a cada artéria da zona de campismo o nome de um artista do cartaz. Assim, as principais vias do acampamento são a Avenida David Guetta e a Avenida Hardwell, que se fazem intersetar por ruas como a de Ellie Goulding e John Newman.

A nova casa dos festivaleiros está, ainda, provida de uma série de infraestruturas necessárias à sua sobrevivência durante os dez dias: três zonas de chuveiros mistos, duas para lavagem de louça, pontos de eletricidade para carregamento de baterias, áreas de restauração dentro e fora do recinto e a Zona TEKA, equipada com micro-ondas e fogões disponíveis para os cozinhados dos campistas. O MSW dá ainda a oportunidade de visitar – através do seu autocarro gratuito – o centro da vila de Zambujeira do Mar, local onde também se situa a praia.

O recinto onde se encontra o palco principal, o MEO, contém ainda o Palco Santa Casa, o MEO DJ Garden, o Palco Super Bock Super Rock e a Tenda Moche Room. A zona está ainda provida de uma série de estabelecimentos de restauração, merchandising e da área VIP, onde está também localizada a imprensa responsável pela cobertura em direto do festival.

O MEO Sudoeste tem ainda uma forte aposta interatividade, tanto formal como informalmente. Entre si, os campistas criaram grupos no Facebook onde organizam encontros, oferecem ajuda e se mostram abertos a conhecer as pessoas que vão partilhar o solo da herdade durante estes dias. A organização criou, para além de um website, uma aplicação institucional suportada por dispositivos Android e iPhones que leva a cabo uma abordagem completa ao festival.

Na aplicação do MEO SW, o utilizador é invadido por uma onda de hashtags que o guia pelo festival nas mais diversas áreas. De início, é convidado a conectar-se com o seu perfil do Facebook, de modo a haver uma cara associada a cada festivaleiro do Sudoeste. Com efeito, existem funcionalidades sociais como o MEO Chat (que te permite falar com os teus amigos conectados à aplicação ou conhecer novas pessoas, de modo aleatório) e o MEO or Not (que te permite decidir se os outros festivaleiros são hot ou not) vêm desenvolver o lado interativo dos festivaleiros, que têm agora formas mais modernas de se conhecer. Para além disto, o aplicativo permite escutar a rádio MSW, estação oficial do evento, consultar o mapa do recinto e uma série de informações relevantes. O festival conta ainda com atualizações frequentes na sua conta do Instagram, Twitter e Facebook.