Cultura
Anything Goes Podcast e a nova forma de auto expressão na internet
Emma tornou-se, desde cedo, uma grande influência nas redes sociais. É considerada pioneira de uma trend de estilo de edição no Youtube, marcada pelo uso excessivo de zoom ins, cortes e filtros, que, conjugados com a sua sinceridade, uso de humor autodepreciativo e modo “pouco arranjado” de se apresentar em câmara, a fizeram destacar no panorama das criadoras de conteúdo. Agora, depois de vários rebrandings, é possível afirmar que Emma não perdeu relevância online, e que o público cresceu com ela, à medida que as vontades e necessidades dos consumidores de conteúdo mais jovens também sofrem constantes mudanças.
“A Emma prefere partilhar os seus pensamentos com um microfone do que com um ser humano real, por isso ainda bem que tem um podcast. Gravando no conforto da sua cama, a Emma alonga-se sobre o que quer que esteja na sua mente nessa semana.”
Esta citação da apresentação do podcast no Spotify define exatamente aquilo que é a sua essência: a partilha sem reservas de ideias, emoções e angústias, as sessões de conselhos ou apenas desabafos sobre a sua longa lista de pet peeves. Abrange múltiplos assuntos que giram à volta da vida de um recém-adulto no ano de 2022, e que fazem com que a sua audiência se sinta ouvida e compreendida, ainda que a youtuber e o público vivam em mundos totalmente diferentes. Emma, como resultado do seu sucesso, pode viver em mansões, viajar para Paris a convite de marcas de luxo e aparecer na capa de revistas.
Anything Goes podcast tornou-se, assim, numa companhia para quem o ouve, como se estivesse a tomar parte numa conversa pessoal e sincera com um amigo. Para além dos temas mais despreocupados, toca também em assuntos como a saúde mental e o vício nas redes sociais. Da experiência pessoal da youtuber surgem ideias de como lidar com depressão e ansiedade. É, portanto, uma forma de combater a sensação de solidão através da escuta das vivências de alguém que nos capta com a sua transparência envolvente. Por isso mesmo, o podcast ganhou mais visibilidade a partir do início da pandemia, exatamente numa altura em que a falta de contacto pessoal se fazia notar.
É neste aspeto que assenta então uma nova forma de expressão online, que surge, ainda que simultaneamente, contra a corrente de conteúdo rápido, superficial e baseado na exploração de determinado conceito chamativo do TikTok, que ganhou importância com a pandemia, como maneira de passar o tempo e suprimir o tédio ou os pensamentos mais profundos. Esta forma de expressão online, apesar de já existir há algum tempo, alcançou nos últimos anos um novo patamar, transformando-se numa forma de auto expressão do criador. Centra-se na partilha de experiências pessoais (e não na exploração de um conceito exterior) numa estrutura de conteúdo extenso, e permite uma maior sensação de bem estar e auto-análise por parte do ouvinte, fugindo aos divertidos e atrativos, mas muitas vezes supérfluos, vídeos do Tik Tok.
O podcast Anything Goes é, deste modo, o epítome da última forma de conteúdo, abrindo a discussão sobre as vivências e pensamentos íntimos de uma maneira totalmente aberta, como nunca antes tinha sido feito a tão grande escala. Representa uma aproximação entre criadores e consumidores de conteúdo, e a afirmação da informalidade com que as camadas mais jovens tratam os mais diversos temas.
Temos, então, a certeza que o entretenimento online está agora numa fase de grandes mudanças, restando-nos a dúvida de como se continuarão a desenvolver nos próximos tempos.
Artigo escrito por Luísa Garcia