Connect with us

Cultura

FESTA DAS LATAS: CRYSTAL FIGHTERS ESPALHAM AMOR POR COIMBRA

Published

on

Pouco depois das 23h abriram-se as portas do recinto e a mancha de estudantes estava longe do expectável. A verdade é que, para uma noite académica, era cedo até para jantar. As barracas de cada faculdade foram abrindo e crescendo à medida que os grupos passavam pelos torniquetes. As luzes acendiam e começava a fazer-se sentir, pelo ar, o cheiro a cachorro, a hambúrguer ou a tripa, acabadinhos de fazer.

The Walks soltaram os seus primeiros acordes para um razoável grupo de espetadores. A banda local, de pouco mais de um ano de idade, fez imperar uma mistura de Garage Rock com R&B. À medida que as músicas se seguiam, maior era a multidão a rodear o palco principal do Parque da Canção. The Walks foram, assim, o chamariz perfeito para o que se viria a passar depois.

É já de madrugada (1h30) que entram os britânicos Crystal Fighters ao som de “Solar System”. Em 2014, a banda tem estado em tour pelo mundo inteiro e Portugal foi um dos destinos da sua última jornada pela Europa. Os Crystal Fighters já marcaram presença no nosso país em anos anteriores, mas é a primeira vez que aceitam fazer parte do alinhamento de uma festa académica. Sem desvalorizar, no entanto, o contexto, decidiram trazer uma setlist extensa e completa, onde integraram êxitos como “You & I”, “Plage” e “Love Natural”. “At Home” é a canção que, supostamente, termina o concerto. Contudo, a banda decide voltar e tocar os seus primeiros singles – “I Love London” e “Xtatic Truth” – intercedidos por um êxito criado no ano passado chamado “Wave”.

A satisfação emanada pela multidão – agora merecedora de tal designação – era evidente. A Festa das Latas continua pela noite dentro com atuações da Fan-Farra Académica de Coimbra, do Coral Quecofónico do Cifrão e a famosa tuna Estudantina Feminina da cidade. Na tenda Moche, as remisturas de Henri Josh & Katorz pres K.R.A.S.H. prolongaram a música até de manhã, encerrando o segundo dos cinco grandes dias da Latada na Briosa.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *