Connect with us

Cultura

ROTEIRO: PORTO MULTICULTURAL

Published

on

Especialidade Indiana
Rua Cimo de Vila

Namaste! Mateen, residente em Portugal há 6 anos e funcionário da mercearia Especialidade Indiana há dois (os anos da mercearia), recebe-nos com um sorriso. Proveniente de Andhra Pradesh, cidade perto de Mumbai, trabalha agora nesta casa branca escondida atrás de portas vermelhas que vende “tudo o necessário” para fazer verdadeira comida indiana. Esta mercearia vende especiarias desde o caril, aos cominhos e cardamomos (as consideradas “essenciais” para Mateen, que sublinha o “açafrão puro”, como a mais requintada), cerveja indiana de gengibre, sumo de tamarindo, chá, picles de manga e de outros frutos e legumes, o tradicional pão naan e chapati, farinha de tapioca, pasta de tandoori, frutos secos, aperitivos muito picantes e até produtos capilares indianos, como a Henna. Para os mais preguiçosos, há chamuças congeladas e vários enlatados, como o caril de folhas de mostarda ou o docinho gulab jamun, que é só aquecer no microondas. Tem ainda a secção de fruta e legumes frescos, em que se destacam os pimentos pequeninos, o quiabo, a mandioca e o gengibre. E não podia ter uma clientela mais internacional: nos minutos em que lá tive, vi passar um indiano, um paquistanês, dois senegalenses e uma portuguesa. Para os interessados/as, está aberto todos os dias das 10h às 20h, excepto ao domingo, em que abre das 14h-20h.

 

Talho Halal
Rua do Cativo, 76

Perto da mercearia Especialidade Indiana, encontramos um talho, também gerido por indianos. Aqui, já não é com um Namaste que somos cumprimentados, mas sim com um Salaam aleikum. Abdul, de 38 anos, proveniente de Mumbai e há 6 anos em Portugal, mostra-nos o talho de que é proprietário. Que tem este talho de tão especial? A carne é halal, palavra que significa “permitido” em árabe, ou seja, a única carne que pode ser comida por muçulmanos, por ser preparada de uma forma particular: entre outras regras, os animais têm de ser degolados e sangrados. Há carne de todos os tipos, menos de porco, claro: vitela, borrego, frango, perú, vaca. Para além da carne, o talho tem uma pequena mercearia, com produtos a que estamos tipicamente habituados a encontrar em lojas de países de maioria islâmica: café turco, delícias turcas, lentilhas variadas, barras de sésamo, especiarias para couscous, grandes tâmaras, potes de mel, kebap pré-preparado, azeitonas. Está aberto todos os dias das 11h às 21h e ao domingo das 12h às 20h.

 

Gastronom Slaviansky
Rua Dr. Ricardo Jorge, 71

Привет ou Privet! É como nos cumprimenta Dimitri, proveniente da Rússia e residente em Portugal há 14 anos. É dono desta mercearia há dois, onde podemos encontrar produtos não só da Rússia, mas também da Polónia, Bulgária, Moldávia, Roménia, Ucrânia, Lituânia. É, talvez, a mercearia mais completa das que apresentamos aqui pois, não tendo só produtos típicos e considerados “exóticos”, tem também coisas que consumimos no nosso dia a dia, mas vindos directamente do Leste e, por isso, anunciados com o seu alfabeto que para nós é ilegível. Quando questionado em relação aos produtos mais procurados, Dimitri referiu os derivados do leite, como o queijo e o iogurte, porque são “mesmo frescos”, as dezenas de variedades de cerveja, os cereais, como a sêmola e o cevadote e, claro, as inúmeras variedades de vodka, sempre bebida pura, onde destaco a com sabor a mel e piri-piri e a com sabor a café. Entre os produtos alimentares encontramos ainda um pouco de tudo: óleos, picles variados (três prateleiras cheias), enlatados, compotas, sementes, chocolates, enchidos. Para quem não quer cozinhar, há sopas pré-feitas com bastante bom aspecto, trigo sarraceno com carne de porco e cevada com carne de carneiro enlatados, vários congelados e até bolos e as formas para os fazer. A mercearia tem ainda uma secção de livros e jogos tradicionais, onde não podiam faltar as tradicionais matrioskas. Aberta todos os dias das 9h às 20h e ao domingo das 9h às 19h.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *