Cultura

HÁ FESTA NO AXA!

Published

on

“UP STREET” diz respeito ao último evento organizado pela Porto Lazer. Até dia 14, o edifico AXA, localizado na Avenida dos Aliados, abraça novamente a arte urbana e a ilustração no piso 2, contando com a exposição e venda de trabalhos de vários artistas nacionais. Nomes como Hazul, Third, colectivo rua, chei krew, Transa, Lara Luís, Mr. Esgar e muitos outros, estão presentes e/ou representados no evento, sendo até possível observar alguns deles a trabalhar nas suas criações.

O programa conta também com duas performances: “as palavras dançam?” do Balleteatro (dias 6, 7, 13 e 14, às 16h) e “Fábrica das gravatas” (dia 12, às 17h), um espectáculo de clown de Pedro Correia que fará a delícia dos mais pequenos.

Os workshops são vários e gratuitos (limitados a 20 pessoas por pré-inscrição através do e-mail axa@portolazer.pt):

  • “Speed impression”: criação artística em formato autocolante, dia 4 e 12 entre as 17h e 19h.
  • “Tatuagens efémeras”: pintura com pigmentação sobre a pele, dia 5 das 17h às 19h.
  • “Os tipos de graffiti”: workshop relacionado com a tipografia, tipos de letra e criação de uma própria marca, dias 6 e 11 de Dezembro, entre as 15h e 17h
  • “Graffiti sem tinta”: colagens, dobragens, sobreposições com objectivo de tridimensionalidade, dia 7 das 15h às 17h
  • “Salta da parede”: criação de elementos de arte urbana para uma instalação de grandes dimensões, das 15h às 17h, o primeiro no dia 13 e o segundo no dia 14.
  • “Streetbook”: transformação de cartazes publicitários em cadernos, com o mesmo horário do anterior.

A programação conta também com 4 dias de open labs de novo circo (dias 6, 7, 13 e 14, das 19h às 21h) com Vasco Gomes e Jorge Lix. Pertencentes à companhia portuense Erva Daninha, os dois artistas desafiam pessoas de todas as idades à experimentação de aulas de malabarismo e artes circenses.

O mesmo conta ainda com o espaço idiot, de apresentação e venda da revista Idiot Mag. Também se pode encontrar no programa o projecto “WelcomeHOME”. Uma comunidade que trabalha em prol dos sem-abrigo da cidade do Porto desenvvolveu uma linha de produtos cujas receitas revertem para actividades da cooperativa.

Dedicada aos mais novos, o AXA recebe a exposição “olhares streetart” de pequenos artistas com idades entre os 3 e os 11 anos. E, para os maiores de 16 anos, o “X-mas short film madness” (dias 4 e 11 às 21h30) oferece sessões de curtas-metragens, vídeo-arte, pós-porn e cinema de ficção e experimental.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version