Cultura

PORTO/POST/DOC: COMEÇA A COMPETIÇÃO

Published

on

“The Lanthanide Series” de Erin Espelie foi apresentado na primeira sessão da tarde. Um filme baseado nos raros elementos da tabela periódica, cria espaço para a poesia, ciência, história e política. Procura a essência do mito do “espelho negro”, o qual permite ver o futuro fazendo uma comparação e reflexão acerca da tecnologia e do modo como esta influencia o presente e faz esquecer o passado. A longa-metragem de 2014 faz parte da secção Carte Blanche CPH:DOX, inserido no “Internacional Copenhagen International Documentary Film Festival”.

As curtas-metragens “Chatêau Intérieur” e “Tourisme International” do panorama do FID Marseille foram projetadas na sessão seguinte. A exibição, apresentada pelo realizador Christophe Bisson, foi marcada por uma feliz surpresa. Alguns sem abrigo do Porto, protagonistas do novo projecto do realizador, “As Vozes do Silêncio”, estiveram presentes.

Chatêau Intérieur” sugere-nos um auto-retrato silencioso do autor, em que a luz do sol ou a escuridão criam um contraste entre os planos apresentados. Com “Tourisme International” o público é levado a viajar para a dictatorial Coreia do Norte, numa abordagem em que nunca ouvimos as vozes das personagens, apenas os seus movimentos. A curta retrata a forma como uma ditadura se exibe aos turistas que a visitam, levando o público aos museus, cinema, pintura e fábricas como se também os presentes na sala fossem os verdadeiros visitantes.

O dia contou ainda com as sessões de “Mille Soleils”, “Detour de Force” e “Sugarcoated Arsenic” no Passos Manuel, documentários escolhidos por Dennis Lim, programador do Lincoln Center New York.

Atlas” de Antoine D’Agata deu início à competiçao do Porto/Post/Doc. O documentário será exibido novamente a 12 de Dezembro, pelas às 18h. A noite continuou com a longa-metragem “Duran Duran, Unstage”, de David Lynch, uma referência à banda inglesa Duran Duran.

A última estreia da noite foi o concerto de PZ e DJ Set de Light Machine.

Hoje celebra-se a abertura oficial do festival, com um programa repleto de bom cinema e bons temas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version