Cultura
IGREJA DO FOCO RECEBE O I ENCONTRO INTERNACIONAL DE COROS DA UP
O encontro realiza-se esta sexta-feira, às 21h na Igreja do Foco na Boavista e promete animar a semana da Queima das Fitas.
Para Vanessa Silva e José Polónia, dois orfeonistas e os responsáveis do Coro do Orfeão Universitário do Porto, este encontro “surgiu da vontade de fazer renascer as antigas Bienais de Coros, com um conceito diferente e, de forma a mostrar que o canto coral continua vivo na academia do Porto”.
O I EICOUP recupera a tradição iniciada pelo OUP em 1987 com a 1ª Bienal de Canto Coral, de convidar prestigiados coros nacionais e internacionais para se apresentarem à cidade do Porto.
A necessidade de “um espetáculo que fosse só do grupo e que motivasse os coralistas” e o facto de ainda não existir nenhum encontro coral “que se afirmasse como sendo da UP” foram alguns dos motivos que levaram à organização deste evento. Os dois responsáveis do coro da OUP acrescentam ainda que têm a “responsabilidade de o fazer” uma vez que são os embaixadores da cultura da Universidade do Porto e património imaterial da mesma.
Quando questionados pelos objectivos do encontro, Vanessa Silva e José Polónia defendem uma “apresentação de coros nacionais e internacionais à cidade do Porto, que promovam a partilha de experiências entre os grupos”, constituindo também uma forma de dar a conhecer aos coros portugueses e estrangeiros a cidade e os trabalhos do Coro do Orfeão Universitário do Porto.
Apesar das antigas bienais de Canto Coral da UP constituírem uma referência para este encontro, foi adoptada uma designação diferente, tendo em conta que “o formato deste espetáculo vai ser diferente do das bienais”.
O I EICOUP contará com a presença do Coro Académico da Universidade do Minho, do Coro Xuvenil da Escola Municipal de Música de Vigo, do Coro da Universidade da Beira Interior e, directamente de França, Les Baladins du Tournugeois.
As expectativas são altas e, segundo os orfeonistas “os convidados mostraram muito interesse em participar no encontro e estão muito entusiasmados pelo espetáculo”, prometendo oferecer “uma excelente actuação”.
Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos na sede do OUP e os preços variam entre 3€ para estudantes e crianças até aos 12 anos e 6€ para adultos.