Connect with us

Cultura

“MIL E UMA NOITES” ABRE O CURTAS DE VILA DO CONDE

Published

on

O jornal Francês “Le Monde” descreve-o como “uma epopeia fantástica, uma canção de amor aos derrotados da História, que são os portugueses de uma Europa em crise” e os críticos consideraram-no, numa votação realizada no festival, um dos melhores filmes exibidos na edição deste ano.

A longa-metragem chega agora a Portugal e vai ser o filme de abertura do festival internacional de cinema que se realiza no Teatro Municipal de Vila de Conde.

A obra tem a duração de seis horas e está dividida em três partes: “O Inquieto”, “O Desolado” e “O Encantado”. Inspirado nos contos árabes com o mesmo nome, traça a história de Portugal enquanto um país mergulhado numa crise económica, onde só existe austeridade e desemprego, misturando realidade e a fantasia dos contos populares, narrados pela rainha persa Xerazade.

O elenco de “As Mil e Uma Noites” conta com nomes conhecidos do cinema português como Crista Alfaiate, Luíza Cruz, Américo Silva, Adriano Luz, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, Carloto Cotta e Rogério Samora.

Este não é o primeiro trabalho do realizador a passar por este festival. Miguel Gomes é um dos nomes centrais em várias edições do Curtas Vila do Conde, que exibiu grande parte da filmografia do cineasta. A sua primeira curta-metragem, “Entretanto”, foi apresentada na edição de 1999 do Festival e ganhou os prémios de Melhor Realizador e de Melhor Fotografia.

“Mil e Uma Noites”, descrito como um dos projetos cinematográficos mais ambiciosos do cinema português dos últimos tempos,  deverá estrear nos cinemas portugueses em outubro deste ano.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *