Cultura

“MIL E UMA NOITES” ABRE O CURTAS DE VILA DO CONDE

Published

on

O jornal Francês “Le Monde” descreve-o como “uma epopeia fantástica, uma canção de amor aos derrotados da História, que são os portugueses de uma Europa em crise” e os críticos consideraram-no, numa votação realizada no festival, um dos melhores filmes exibidos na edição deste ano.

A longa-metragem chega agora a Portugal e vai ser o filme de abertura do festival internacional de cinema que se realiza no Teatro Municipal de Vila de Conde.

A obra tem a duração de seis horas e está dividida em três partes: “O Inquieto”, “O Desolado” e “O Encantado”. Inspirado nos contos árabes com o mesmo nome, traça a história de Portugal enquanto um país mergulhado numa crise económica, onde só existe austeridade e desemprego, misturando realidade e a fantasia dos contos populares, narrados pela rainha persa Xerazade.

O elenco de “As Mil e Uma Noites” conta com nomes conhecidos do cinema português como Crista Alfaiate, Luíza Cruz, Américo Silva, Adriano Luz, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, Carloto Cotta e Rogério Samora.

Este não é o primeiro trabalho do realizador a passar por este festival. Miguel Gomes é um dos nomes centrais em várias edições do Curtas Vila do Conde, que exibiu grande parte da filmografia do cineasta. A sua primeira curta-metragem, “Entretanto”, foi apresentada na edição de 1999 do Festival e ganhou os prémios de Melhor Realizador e de Melhor Fotografia.

“Mil e Uma Noites”, descrito como um dos projetos cinematográficos mais ambiciosos do cinema português dos últimos tempos,  deverá estrear nos cinemas portugueses em outubro deste ano.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version