Cultura
1º DIA PORTUGAL FASHION NO PORTO
Seguindo um conceito “tailoring urbano”, a coleção outono/inverno 14/15 do estilista Júlio Torcato estreou a passarelle no primeiro dia do Portugal Fashion no Porto. Os coordenados apresentam uma dicotomia entre retro e luxo aristocrático.
Luís Buchinho apresenta uma coleção que vai para além da realidade, sendo a ilusão a palavra de ordem. O estilista bebe do trabalho do fotógrafo e pintor Georges Rousse, e das realidades já existentes, constrói outras paralelas e que a si se sobrepõem. Esta ideia transpõe-se para a construção de “várias peças dentro de uma só”.
“Dalka”, a coleção de Daniela Barros, tem em foco a mulher como sinónimo de força e austeridade. Desta forma, a sua inspiração nas mulheres históricas e guerreiras espelha-se em peças com várias camadas e sexualmente ambíguas. Seguiu-se a coleção de Hugo Costa. Inspiradas no “Bushido”, código de conduta e modo de vida dos Samurai, as peças pautavam-se por um exagero do volume, numa ligação entre o tradicional e o tecnológico.
Anabela Baldaque encerrou o 1º dia de desfiles com a coleção “4 horas antes”. “4 horas antes de sair do atelier para aqui estar na apresentação desta coleção”. Os coordenados formam, pois, silhuetas leves, amplas e repletas de movimento.