Cultura
“BAIXO SOLDADO + EP=?”
Os Baixo Soldado são um grupo de quatro amigos que decidiram juntar os talentos de cada um e, assim, formar uma banda que se encontra em ascensão.
Luís Leitão, estudante de interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo, é o solista da banda e conta com Tiago Fonseca, guitarrista autodidata no baixo; António Correia, estudante da FEUP, na harmónica e teclado e, ainda, Luís Dinis, estudante na ESAD das Caldas da Rainha, na bateria. O grupo teve a sua data de estreia em Janeiro de 2014 e o nome surgiu na sequência da solda dos cabos partidos do instrumento. Agora, os amigos de longa data, sem formação musical, preparam-se para dar visibilidade ao seu trabalho enquanto músicos.
Num estilo de música “impossível de definir” com diferentes influências musicais, desde Linda Martini, Radiohead a Fausto e Pink Floyd, o grupo apresenta um projeto sólido em português, facilmente apreciado pelo público em geral. “Notam-se algumas influências e ultimamente, pelo modo como jogamos com as vozes, vai de encontro ao antigo português”, comenta Tiago Fonseca, “assim como ao novo, com influências Faustianas e talvez Fachada, apesar de serem diferentes” acrescenta Luís Leitão.
Pelo percurso, contam já com algumas atuações na Escola Artística Sores dos Reis, na Póvoa de Varzim, a convite da banda de covers – Os Fotocópia -, bem como, participações no Festival de Avante e no Festival de Música Moderna de Gondomar.
Agora, pretendem iniciar a gravação do seu primeiro EP e, para isso contam com o apoio dos seus convidados num evento que, segundo Tiago, “tem como objetivo inovar em termos de eventos culturais e dar a conhecer o máximo de arte possível que normalmente não é mostrada”. “Pode-se dizer que se trata de uma mostra amigável com um super objetivo: a angariação de fundos. Essa foi a ideia, mas depois começámos a envolver-nos e quisemos fugir ao crowdfunding normal”, continua Luís Leitão.
O acontecimento do próximo dia 27 de Setembro vai contar com a presença de várias apresentações artísticas, desde exposições de pintura de André Brandão, estudante de Design Gráfico da FBAUP, grafittis de Nuno Sarmento com Abel Martins, estudantes da Soares dos Reis, a concertos em acústico.
João Diogo Leitão, guitarrista clássico e vencedor do Prémio Jovens Músicos 2014 estará presente, acompanhado ainda de Ricardo Silva na harmónica. O ex-estudante da EASR já atuou ao lado de Rui Veloso.
Ao fim da tarde é vez da dupla de eletrónica “TQT” com António Correia e Gustavo Pereira, seguidos dos Baixo Soldado em acústico com as músicas do EP, que inclui o single “Por aqueles”, inspirado num poema de Fernando Pessoa.
A decorrer num terreno em Gandra, a abertura ao público será às 15h e, como forma de contributo, haverá uma entrada mínima de “dois leitõezinhos” e um bar no espaço exterior.
Os próximos concertos vão passar pela participação no Festival Termómetro e por uma atuação de abertura para os Vénus Raiva e os Abominável em Barcelos, com datas ainda por confirmar na página do Facebook oficial da banda.