Cultura
ESTRADA BRANCA: UMA HOMENAGEM AO LEGADO MUSICAL PORTUGUÊS

É já nos próximos dias, sexta-feira e sábado, que o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe, pelas 21h, uma homenagem a José Afonso e Vinicius de Moraes, pelas vozes de músicos portugueses e brasileiros, como José Pedro Gil e Mônica Salmaso. Estrada Branca é o nome do projeto que vai correr o país, com estreia marcada na cidade do Porto.
Carlos Tê é um dos companheiros de estrada deste projeto musical que questiona “que pontos unem estes dois vultos navegando a mesma jangada do verbo e do tempo em terras opostas?” .
Vinicius é descrito como um “passeante de um novo e luxuriante Brasil, terra espaçosa alargando-se com gente de todos os lugares, lugar imenso de chegada”, enquanto que Zeca Afonso é o “andarilho das ruínas do império português, de um país convertido em eterno ponto de partida, cantando para instar a História a mover-se.”
Estrada Branca vai permitir aos seus espectadores voltarem ao passado e revisitarem temas menos conhecidos de ambos os artistas, numa celebração da língua portuguesa e do seu legado lírico e musical.
Conta com uma extensa equipa, constituída por nomes como Nelson Ayres, Teco Cardoso e Emanuel de Andrade na direção musical; Carlos Tê na dramaturgia; colaboração de Ricardo Pais; entre outros.
Os bilhetes podem ser adquiridos online, pelo valor de 10€, através do site do Teatro Nacional de São João, ou diretamente no site da bilheteira online.
