Cultura
LADIES, WINE AND DESIGN: UM EVENTO PARA DESBLOQUEAR

“Somos mulheres com ‘comichões’ saudáveis, que querem impulsionar o seu percurso profissional e que valorizam também o esforço e mérito das suas colegas. Somos uma plataforma onde se criam novas amizades e onde se partilham ‘dores de crescimento'”, responde Mafalda Remoaldo ao JUP quando abordada sobre o que esta comunidade Ladies, Wine and Design é.
Fundada por Jessica Walsh, uma designer nova-iorquina de renome, LadiesW&D expandiu-se por vários pontos do globo numa tentativa de criar colaborações entre mulheres e reconhecer a sua presença num mercado de trabalho que parece estar marcado pela presença masculina.
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
No Porto, o grupo de organizadoras tem-se renovando ao longo do tempo. Mafalda Remoaldo é o elemento da equipa atual com a presença mais duradoura na dinamização da plataforma. Ao lado dela estão Beatriz Costa, Laura Rodrigues e Mariana Simões, estudantes da Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP). Entre as suas tarefas contam-se a cobertura de cada evento, a gestão das redes sociais e o estabelecimento de contacto com os convidados especiais e os espaços – sempre diferentes a cada mês – onde o evento terá lugar.
“A maior dificuldade é conseguirmos garantir a consistência da experiência de cada vez que fazemos o evento, ou seja, repetir o que resultou bem nas edições anteriores e procurar novas formas de lhe acrescentar valor”, aponta Mafalda Remoaldo, sublinhando a “ginástica” que um evento com estas dimensões, organizado por quatro mulheres trabalhadoras-estudantes, requer. Beatriz Costa e Laura Rodrigues referem que o dia do evento é o mais atarefado: “apesar de só começar às 19h00, é um dia inteiro para preparar tudo. Das 16h00 até à meia-noite, são oito horas – um dia de trabalho”.
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
A estrutura do evento vai variando, sendo o mais regular aquele que é feito em formato de palestra. Mariana Simões, uma das organizadoras, fala sobre como o objetivo é cruzar áreas e criar ligações, e relembra que um dos seus eventos preferidos foi aquele em que a chef Joana Sousa foi convidada a falar sobre como podemos evocar memórias pela arte da pastelaria. Ladies, Wine and Design não é “só designers”; é empowerment feminino que passa pela partilha de ideias que possam ter um impacto no design.
O evento é lançado no Facebook e no Instagram. Segundo Beatriz Costa, “são abertos alguns números de inscrição, porque não queremos ter gente a mais ou gente a menos, mas tem crescido uma comunidade interessante, e a partir do primeiro evento, as pessoas acabam por chamar amigos”. Laura Rodrigues diz que “há pessoas que já vêm independentemente do tema do evento”.
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
- Fotografia: Sara Brandão
No passado dia 29 de abril, foi feito um Portfolio Review. A noite teve lugar no Land, um espaço de co-working em Cedofeita, onde os participantes estavam divididos em quatro mesas dedicadas a quatro áreas diferentes: design gráfico, ilustração, motion e UX/UI. Maria João Macedo (design gráfico), Ana Seixas (ilustração), Filipa Kinimoto (motion) e Cristina Ribeiro (UX/UI) foram as convidadas a percorrer cada portefólio e dar feedback.
Rafaela Canito foi uma das participantes e, por vir a três edições anteriores de forma consecutiva, já é familiar às organizadoras, trocando palavras de boa disposição. Ao JUP, a participante justifica a sua frequente adesão aos eventos como sendo uma forma de aprender “coisas da nossa área e de outras áreas que nos dão mais força”. Para Canito, “mudar de espaço e conhecer pessoas novas que vêm a acrescentar mais ao design” é essencial, visto que não conhece muitas mulheres na sua área e tem “pena disso”.
Como ela, a sala está também preenchida de estudantes de Design que se esforçam por perceber o que as empresas procuram e como é que podem melhorar o seu portefólio. Lia Araújo, uma das participantes e estudante de Design e Comunicação na FBAUP, afirma que “esta é uma boa forma de começar e de melhorar” aquilo que já tem.
Num evento com comida, vinho, jogos para quebrar o gelo e discussão de ideias, Ladies, Wine and Design tem o objetivo de desbloquear, inspirar e fomentar conversas profissionais e pessoais, cuja essência nunca poderia existir sem uma plataforma que a incita e explora.
