Cultura
“MORE THAN LOUD!”: A SOCIOLOGIA DA MÚSICA
O seminário “More than Loud!” volta no próximo dia 13, na sua segunda edição. Definido como “um momento de discussão em torno da relação entre música e sociedade”, o evento reúne uma comissão científica e 17 oradores para perceber “as relações estabelecidas entre a música e a sociedade”.
“Até que ponto a música expressa temas, assuntos e emoções? Até que ponto esses temas, assuntos e emoções, bem como, a realidade social em geral se refletem na música?”, são as perguntas que o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, organizador do seminário, coloca. A comissão científica é constituida por Augusto Santos Silva, ex-Ministro da Educação, Helena Vilaça e José Madureira Pinto, ambos investigadores do Instituto de Sociologia da UP e Paula Guerra, docente de Sociologia da FLUP. Para debater e analisar a sociologia do som foram confirmados 17 oradores.
É de lembrar que a primeira edição ocorreu em 2012, também na Faculdade de Letras, num formato diferente de duas mesas-redondas públicas. A presente edição adopta os moldes de um seminário dedicado tanto aos investigadores como às investigações relacionadas com a sociologia da música.
O objetivo final é o de publicação de um livro que compile os textos finais dos participantes, criando assim um volume coletivo sobre a sociologia músical em Portugal.
O seminário terá inicio às 09:30h, sendo previsto que termine pelas 17:00h, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.