Cultura
TOOL REGRESSAM A PORTUGAL EM 2019

Os Tool são uma das maiores bandas de metal progressivo mundiais, e hoje anunciaram que a sua tour europeia de 2019 vai encerrar com um concerto na Altice Arena, a 2 de julho. Na cena musical desde 1990, eles contam com Maynard James Keenan como vocalista, Adam Jones na guitarra, Danny Carey na bateria e Justin Chancellor no baixo – membro que substituiu Paul D’Amour em 1995. Apesar de cada um dos quatro já ter colaborações com outros atos no currículo, Maynard destaca-se ainda pelo seu trabalho nos grupos A Perfect Circle e Puscifer.

Tool.
A última visita dos Tool a terras lusitanas deu-se em 2006, no então Pavilhão Atlântico. Esse foi o ano em que divulgaram o álbum 10.000 Days. No concerto de julho, espera-se que já apresentem músicas do novo trabalho – que já foi anunciado mas continua no segredo dos deuses (ainda nem a data de lançamento é conhecida).
Esta é uma banda conhecida por produzir música no seu tempo próprio. Os álbuns longos, cheios de ritmos complexos e evoluções sonoras, aliados a diversas artes visuais, fazem com que sejam incluídos em diversos géneros musicais. Na verdade, possuem um estilo próprio e transcendente aos demais.
Quem não os conhece (ou quem apenas os quer recordar) pode sempre começar a densa jornada ao ouvir as quatro composições seguidas, em jeito de preparação para o que aí vem. Undertow, de 1993, Ænima, de 1996, e Lateralus, de 2001; são estes os antecessores de 10.000 Days. Para aqueles para quem estes LPs não são suficientes, há ainda uma compilação, Salival, e dois EPs, 72826 e Opiate.
Esta é uma banda que já conta com três Prémios Grammy e 20 milhões de cópias vendidas, mas que ainda tem muito para dar. Para julho, para além de músicas do projeto que está a ser produzido há 11 anos, pode esperar-se um elaborado espetáculo visual e uma setlist cuidadosamente escolhida.
Antes de chegar a Lisboa, o grupo passa pela Alemanha, República Checa, Áustria, Polónia, Itália, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Suíça e Espanha. Os bilhetes estarão à venda esta quinta feira (25 de outubro), pelas 10h00.

Os preços dos bilhetes já foram divulgados pela promotora Everything is New.
