Desporto
SELEÇÃO NACIONAL: CAMPEÕES EUROPEUS CONDECORADOS NO PORTO
O Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto foi o palco da cerimónia oficial de condecoração da seleção portuguesa de futebol. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dirigiu a sessão, que contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.
“Agradeço em nome da cidade do Porto o facto de ter sido feita esta homenagem à seleção nacional aqui”, começou por dizer Rui Moreira a Marcelo Rebelo de Sousa. O autarca salientou que a “taça a que chamamos ‘nossa’ é antes de mais ‘vossa’”, principalmente porque “vencer tem um travo diferente quando nos emocionam.”
Nos históricos Paços do Concelho do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que “esta segunda e justa homenagem só poderia decorrer na cidade Invicta.” “Reencontrarmo-nos aqui é mais uma oportunidade para dizermos a todos que acreditamos em Portugal”, país que “é no futebol o melhor da Europa.”
O público nortenho inundou a Avenida dos Aliados para receber os atuais campeões europeus de futebol. A seleção das quinas apresentou-se sem Cristiano Ronaldo, Vieirinha, Renato Sanches e Anthony Lopes. À comitiva juntaram-se os atletas ao serviço do selecionador nacional para os encontros com Gibraltar e Suíça: João Cancelo, André Silva, Bernardo Silva, Luís Neto e Marafona.
De cachecóis no ar, bandeiras às costas e voz afinada foram cerca de 12 mil as pessoas que entoaram “A Portuguesa” em pleno centro histórico do Porto. A festa não acabou sem antes ser levantado o troféu conquistado a 10 de julho na final frente à França. Nani foi o ‘capitão’ de serviço, face à ausência de Cristiano Ronaldo.
A seleção portuguesa defronta Gibraltar, hoje, no Estádio do Bessa, num jogo particular com início marcado para as 19h45. A caminhada de qualificação para o Campeonato do Mundo 2018, na Rússia, começa a 06 setembro frente à Suíça.