Connect with us

Desporto

CAMPEONATO DE PORTUGAL EM PISTA COBERTA REPLETO DE RECORDES

Published

on

O Expocentro de Pombal recebeu novamente o Campeonato de Portugal em pista coberta e foi o palco de vários recordes do campeonato e de tempos de qualificação para o Europeu em pista coberta deste ano, ano Belgrado.

Carlos Nascimento, velocista do Sporting Clube de Portugal (SCP), foi o único a arrecadar a dupla vitória em provas individuais. No domingo, sagrou-se campeão nacional sénior na prova dos 200 metros planos. Na jornada anterior, o atleta já tinha subido ao pódio na primeira posição dos 60 metros planos, onde não só venceu, como também obteve o mínimo de qualificação para o Campeonato da Europa.

Ainda nos 60 metros masculinos, Ancuiam Lopes (SCP) ficou em segundo lugar com apenas um centésimo de segundo de diferença para o vencedor e obteve também o acesso a Belgrado. Nascimento e Lopes juntam-se a Diogo Antunes, do Sport Lisboa e Benfica (SLB), – terceiro classificado na final da prova – que já tinha obtido os mínimos de qualificação.

Nos 60 metros femininos, a atleta leonina Lorene Bazolo – já qualificada para o Europeu – venceu a prova em 7,36 segundos e ficou apenas a um centésimo de segundo o recorde do campeonato.

O salto em comprimento no setor masculino apurou mais um atleta para Belgrado. Marcus Chuva (SLB) venceu a prova com 7,91 metros.

A par dos apuramentos para o Europeu em pista coberta, houve também vários recordes do campeonato batidos. A saltadora em triplo salto Patrícia Mamona (SCP), confirmou o favoritismo e venceu a prova com 14,05 metros.

Paulo Conceição (SLB), no salto em altura masculino, igualou o recorde nacional obtido na edição de 2016 e tranpôs a fasquia fixa nos 2,20 metros. Anabela Neto (SCP) saltou 1,85 metros para vencer o salto em altura feminino, bater o recorde do campeonato e ficar bem perto do recorde nacional.

No salto com vara masculino, Diogo Ferreira (SLB) acrescentou quarto centímetros à melhor marca anterior, pertencente a Edi Maia (SLB) e que ficou na segunda posição do pódio.  No lançamento do peso, Tsanko Arnaudov (SLB) renovou o título nacional e arremessou o engenho a 20,19 metros de distância.

O Sporting Clube de Portugal arrecadou 18 dos 30 títulos neste campeonato. Carlos Silva, responsável pela secção de atletismo leonina, admitiu à Lusa que a “hegemonia do desempenho dos atletas” representa que o clube “está a trabalhar com critério, com todos os setores”.

A coordenadora do atletismo do Benfica, Ana Oliveira, fez um “balanço um pouco agridoce” e admitiu que as lesões de alguns atletas são uma preocupação para o clube. A responsável acrescentou ainda que o Sporting “em termos de títulos, saiu por cima” mas que o Benfica “saiu por cima em aspetos de qualidade técnica”.

O Expocentro de Pombal vai receber no próximo fim de semana o Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta, para a primeira e segunda divisões.