Connect with us

Desporto

BASQUETEBOL: MAIABASKET PERDE CONTRA OVARENSE

Published

on

A Ovarense Dolce Vita chegou ao Pavilhão Municipal Nortecoope à procura de uma vitória que mantivesse a luta com o CAB Madeira pelo sétimo lugar acesa até à próxima jornada, última da primeira fase da Liga. Já o MaiaBasket Escapeforte (MBC) foi a jogo com o objetivo de ultrapassar o Sampaense no fundo da tabela classificativa.

O jogo começou disputado, com ambas as equipas a conseguirem boas movimentações no ataque. A agressividade defensiva do MBC permitiu abrir uma vantagem madrugadora no marcador, com o ex-internacional português Nuno Marçal à cabeça, que marcou 10 pontos neste período. No fim do primeiro tempo, os maiatos lideravam com uma vantagem de nove pontos (20 – 11).

Nos segundos dez minutos, a Ovarense entrou mais forte, liderada pelo base norte-americano Nicholas Novak, e reduziu a vantagem para apenas dois pontos. O jogo entrou numa fase de menor acerto de parte a parte, sempre a um ritmo elevado. A equipa visitante saiu para o intervalo a vencer por 33 – 36, impulsionada por um bom fim de período do poste João Fernandes, que registou um duplo-duplo ainda ao intervalo (doze pontos, dez ressaltos).

No terceiro período, manteve-se o equilíbrio e a intensidade na partida, mas o jogo tornou-se mais precipitado, com os jogadores de ambas as equipas a tratarem menos bem a bola e a falharem alguns lançamentos sem oposição.

No último período, a Ovarense aproveitou o desacerto do MaiaBasket, que demorou três minutos até marcar pontos, e descolou no marcador. O conjunto de Nuno Manarte conseguiu alcançar uma vantagem de dez pontos que foi gerida nos minutos que restaram da partida, frente a uma equipa do MBC que evidenciou desgaste na parte final do jogo.

No plano individual, destaque para as exibições sólidas de Nic Novak (19 pontos, sete assistências) e João Fernandes (14 pontos, 14 ressaltos) do lado da Ovarense e de Nuno Marçal (26 pontos, sete ressaltos) do lado do MaiaBasket.

No final da partida, o treinador da Ovarense Dolce Vita falou de um jogo “trapalhão e confuso”. Nuno Manarte afirmou ainda que o início do quarto período foi crucial para a vitória: “Nós precisávamos de um parcial, que seria o momento em que mandaríamos no jogo. Foi o que aconteceu.”, acrescentando ainda que “se levassem o jogo (confuso) para o final, poderia cair para qualquer lado”.

O técnico do MaiaBasket Escapeforte, João Oliveira, também apontou o início do quarto período como o ponto chave do jogo: ”No quarto período não fomos tão eficazes como poderíamos ter sido.” O técnico apontou também que o jogo que esteve “taco a taco” e que o resultado não foi outro devido a “algumas más decisões que não funcionaram.”.

Na próxima jornada, o MBC vai ao Dragão Caixa, defrontar o Futebol Clube do Porto. Já a Ovarense recebe a UD Oliveirense, num jogo que Nuno Manarte antevê “completamente diferente e complicado”, frente a uma equipa “muito física e com muita rotatividade na equipa”.