Desporto

EUROPEU DE FUTEBOL FEMININO: RUTE COSTA É UM “SIM”

Published

on

O acaso de se ter 23 anos e um lugar reservado na lista final das 23 mulheres convocadas, por Francisco Neto, para o Campeonato da Europa Feminino 2017, pertenceu a Rute Costa. A estudante-atleta não deixou a oportunidade à mão da sorte e, em janeiro, agarrou, pela primeira vez, a camisola principal das quinas. Na gaveta, está ao lado da camisola 12 do Sport Clube Braga e do equipamento que vestiu nos sub-19 para ouvir cantar “A Portuguesa”, no Campeonato da Europa 2012, na Turquia. Na equipa sénior, a contagem vai em 2 internacionalizações.

O currículo recua aos tempos dos corredores da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), rotineiramente percorridos, desde setembro 2012, por Rute Costa. Licenciada em Ciências do Desporto, campeã europeia e uma distinção como melhor guarda-redes do torneio, em 2015, em Osijek, Croácia. A jogadora é também hexacampeã nacional pela Universidade do Porto (UP) e tem uma Taça de Portugal ao serviço do Boavista Futebol Clube (BFC). Meio ano depois, os corredores ficaram maiores e o vermelho, verde e amarelo – os das cores nacionais – passaram a ser familiares.

Rute Costa é uma das mulheres que, de emblema ao peito, levam até à Holanda traços do orgulho português. Na baliza, há ainda Patrícia Morais (Sporting SAD) e Jamila Martins (CF Benfica).

Para a linha defensiva sobem às quatro linhas Carole Costa (Sporting CP), Matilde Fidalgo (Sporting CP), Mónica Mendes (FC Neunkirch), Sílvia Rebelo (SC Braga) e Raquel Infante (Levante).

No meio-campo, Portugal faz-se representar pela Amanda da Costa (Boston Breakers), Andreia Norton (SC Braga), Cláudia Neto (Linköpings FC), Dolores Silva (USV Jena), Tatiana Pinto (Sporting SAD), Fátima Pinto (Sporting SAD), Mélissa Antunes (SC Braga) e Vanessa Marques (SC Braga).

A frente de ataque é composta por Ana Leite (Sporting CP), Ana Borges (Sporting SAD), Carolina Mendes (Grindavik FC), Diana Silva (Sporting SAD), Jéssica Silva (SC Braga), Laura Luís (USV Jena) e Suzane Pires (Santos FC).

Pelo caminho, a seleção portuguesa defronta, no Grupo C, a Espanha (19 de julho), em Doetinchem, a Escócia (23 de julho), em Roterdão, e a Inglaterra (27 de julho), em Tilburgo. A fase final do UEFA Women’s EURO 2017 decorre entre 16 de julho e 6 de agosto, na Holanda.

Infografia: Inês Silva Pereira

1 Comment

  1. Humberto Fernandes

    08/07/2017 at 10:14

    Poderá ser um “pormenor”, mas não se entende muito bem, o critério de “atribuição” da situação clubística que a articulista adoptou, senão vejamos: as atletas que recentemente assinaram pelo Sporting C.P. (Carole Costa, Matlide Fidalgo e Ana Leite) têm mencionado o seu novo clube. As atletas que já assinaram pelo S.C. Braga, faz ainda mais tempo (Laura Luís e Dolores Silva), ainda têm mencionado o anterior clube. Por fim a atleta Jéssica Silva que já desde 30JUN2017 “pertence” ao Levante UD , o que consta no respectivo site do clube, ainda vem mencionada como sendo do S.C. Braga.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version