Desporto
EUROPEU DE FUTEBOL UNIVERSITÁRIO: ABERTURA NO CORAÇÃO DA INVICTA
O Campeonato Europeu Universitário de Futebol, organizado pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), começou oficialmente hoje, mas o tiro de partida foi dado ontem.
A cerimónia de abertura da competição contou com a presença de mais de 500 atletas, oriundos de 13 nações diferentes que vão disputar entre si os torneios masculino e feminino.
Ana Luísa Sousa, presidente da Federação Académica do Porto (FAP) e líder da comissão organizadora do evento, afirmou que o desporto universitário reflete “o caminho da esperança, num mundo onde a amizade entre as nações já não é uma certeza”.
Também o vice-presidente da EUSA, Antonis Petrous, discursou na cerimónia inaugural da competição, onde realçou a experiência da Federação Académica do Porto na organização deste tipo de eventos e desejou sorte a todos os participantes.
Já Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Deporto Universitário (FADU), corroborou a aposta neste tipo de iniciativas, de forma a “criar um legado na relação entre a educação e o desporto”.
No evento estiveram também presentes representantes dos atletas, dos árbitros e dos oficiais que prometeram cumprir os valores do fair-play e do desportivismo durante toda a competição.
A cerimónia marcou o início oficial do Campeonato Europeu Universitário de Futebol que vai realizar-se até ao próximo domingo (30 de julho) em vários estádios da cidade do Porto.