Desporto
EUROPEU DE FUTEBOL UNIVERSITÁRIO: ARRANQUE EM FALSO PARA A UNIVERSIDADE DO PORTO
O apito inicial do campeonato foi dado ontem, com a cerimónia de abertura nos Aliados, mas o pontapé de saída foi dado esta manhã. A jogar em Leça da Palmeira, na condição de anfitriãs do torneio e como vencedoras do Campeonato Europeu Universitário de 2015, as atletas da Universidade do Porto não foram além de uma derrota por 3 – 1 frente às norueguesas da Norwegian School of Economics.
No torneio masculino, o cenário foi diferente. A Universidade do Minho (U. Minho), vencedora do torneio de futebol dos Jogos Europeus Universitários de 2016, venceu por uma bola a zero a West University of Timișoara, da Roménia. Frente aos espanhóis de Almeria, a Universidade de Évora conseguiu um triunfo de 2 – 1.
Em declarações ao JUP, Ana Luísa Pereira, presidente da Federação Académica do Porto (FAP) afirmou que o primeiro dia do Campeonato “correu bem, com as equipas a desfrutar e sem quaisquer problemas”.
Questionada acerca da importância da competição no panorama da promoção da Universidade, a presidente da FAP realçou o facto do Campeonato ser um evento totalmente preparado e dinamizado por estudantes: “É um evento muito importante para promover os estudantes da UP, é organizado apenas pelos estudantes, há poucos assim na Europa”. A organização conta com cerca de 150 estudantes voluntários da Academia do Porto.
A dirigente entende também que organizar um torneio desta dimensão é importante para dar a conhecer o Porto à Europa. Além disso, de um ponto de vista interpessoal, “permite aos voluntários e atletas a partilha de experiências multiculturais.” O Campeonato é também “a prova de que o entendimento entre várias culturas é importante e dá bons frutos”.
Resultados do primeiro dia do Europeu:
Torneio feminino
Universidade Federal da Sibéria (RUS) 0 – 0 Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier (FRA)
Universidade do Porto (POR) 1 – 3 Norwegian School of Economics (NOR)
Universidade de Montpellier (FRA) 6 – 0 Universidade de Bochum (ALE)
Universidade de Valência (ESP) 3 – 0 Universidade de Innsbruck (AUS)
Torneio masculino
Universidade de Lille (FRA) 0 – 0 Universidade do Chipre (CHI)
Universidade de Jyvaskyla (FIN) 0 – 3 Norwegian School of Economics (NOR)
Universidade de Almería (ESP) 1 – 2 Universidade de Évora (POR)
Universidade do Minho (POR) 1 – 0 The West University of Timișoara (ROM)
Universidade de Bochum (ALE) 4 – 0 Universidade de Amsterdão (HOL)
Universidade de Balıkesir (TUR) 0 – 0 Universidade de Basileia (SUI)
Universidade de Kuban (RUS) 1 – 2 Universidade de Bordéus (FRA)
Na terça feira é a vez da equipa feminina do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da equipa masculina da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (UCC-CRP) se estrearem nos respetivos torneios. A equipa do IPP defronta as alemãs da Universidade de Bochum, enquanto que a UCC-CRP vai enfrentar a Norwegian School of Economics.
Nos masculinos, a Universidade do Minho joga ainda a sua segunda partida contra a Universidade de Bordéus e a Universidade de Évora vai ter um embate com a Universidade de Lille.