Desporto
EQUIPAS PORTUGUESAS DESPEDEM-SE DO EUROPEU
Ao quinto dia de prova, as equipas portuguesas disseram “adeus” à luta pela conquista do título de campeão europeu universitário de futebol.
A primeira equipa lusa a entrar em ação foi a do Instituto Politécnico do Porto (IPP), no torneio feminino. Frente à Universidade de Valência, o conjunto treinado por Anthony Silva ofereceu pouca resistência e saiu derrotado por 4 – 0. O resultado ficou fechado ainda antes do intervalo.
No final da partida, o técnico português realçou, que apesar de a equipa ter perdido, conseguiu alcançar o objetivo traçado antes do início torneio: “Foi um torneio positivo. O nosso objetivo principal era ultrapassar a fase de grupos.” Apesar do resultado, o técnico elogiou a entrega das atletas: “A equipa de Valência era muito forte, mas as raparigas deram tudo dentro de campo e estão de parabéns”.
No outro jogo, a equipa da Universidade do Porto (U. Porto) perdeu também por 4 – 0 frente à Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier. As vencedoras do Europeu de 2015 ainda tiveram a primeira oportunidade de golo no encontro, mas não se conseguiram impor perante a formação francesa.
Em declarações ao JUP, o treinador da equipa da Universidade do Porto, Daniel Chaves, reconheceu que a UP tinha uma tarefa muito difícil: “Sabíamos que íamos defrontar uma equipa difícil e candidata ao título.” O treinador lembrou que a equipa chegou ao Europeu desfalcada de “três jogadoras importantes”. Ainda assim, o objetivo foi cumprido: “Depois de há dois anos termos conquistado o título europeu e de, no ano passado, não termos passado da fase de grupos, o primeiro objetivo era passar aos quartos de final.” O desafio passa agora por “lutar pelo quinto lugar”.
Na competição masculina, o desfecho dos jogos foi semelhante. A Universidade de Évora caiu nas grandes penalidades frente à Norwegian School of Economics (3 – 1). Já a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto foi eliminada pela Universidade do Lille após uma derrota por três bolas a uma.
Resultados do quinto dia do Europeu:
Torneio masculino
Quartos de Final
Universidade de Bochum (ALE) 2 – 4 Universidade de Bordéus (FRA)
Universidade de Kuban (RUS) 1 – 0 Universidade de Basileia (SUI)
Universidade de Lille (FRA) 3 – 1 Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (POR)
Norwegian School of Economics (NOR) 0 – 0 (3 – 1 pen) Universidade de Évora (POR)
Grupo E (Atribuição do 9.º a 15.º)
Universidade de Balıkesir (TUR) 0 – 1 Universidade de Almería (ESP)
Universidade do Chipre (CHI) 4 – 1 Universidade de Amesterdão (HOL)
Grupo F (Atribuição do 9.º a 15.º)
The West University of Timișoara (ROM) 0 – 0 Universidade de Jyvaskyla (FIN)
Torneio feminino
Quartos de Final
Universidade de Montpellier (FRA) 5 – 0 Universidade Técnica de Munique (ALE)
Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier (FRA) 4 – 0 Universidade do Porto (POR)
Universidade de Valência (ESP) 4 – 0 Instituto Politécnico do Porto (POR)
Norwegian School of Economics (NOR) 2 – 3 Universidade da Sibéria (RUS)
Grupo E (Atribuição do 9.º a 15.º)
Universidade de Bochum (ALE) 4 – 4 Universidade de Utrecht (HOL)
Universidade de Berna (SUI) 2 – 7 Universidade de Innsbruck (AUS)