Desporto

FLOPS DO FUTEBOL: PAULO ALMEIDA, O “MENINO DA VILA”

Published

on

Caros leitores, este nosso flop de hoje, remonta à temporada brilhante do Santos FC em 2002. Os “meninos da vila” tinham um verdadeiro dream team, e deles saíram para o mundo jogadores como: Diego, Robinho, Renato, Elano, Alex, Leo, entre outros. Quem seria o capitão nessa armada paulista? Era Paulo Almeida!

Sendo uma referência do Santos e revalidando com a equipa o título de campeão brasileiro em 2004, Paulo Almeida era cobiçado por várias equipas europeias que o queriam trazer para o futebol do “velho continente”, sendo que quem ganhou a corrida pelo médio defensivo brasileiro foi o SL Benfica.

Com 5 internacionalizações pela selecção brasileira no seu curriculum, que ainda hoje nem os brasileiros compreendem, ingressou a custo zero pelos encarnados, visto que o seu contrato acabava nesse ano, o que o tornava uma contratação ainda mais apetecível. Durante a temporada 2004/2005 sob as ordens de Trapattoni, actuou durante um total de 296 minutos pela equipa principal do Benfica (todos os minutos juntos seriam pouco mais do que 3 jogos completos).

Praticamente fora das contas do treinador italiano, Paulo Almeida deparou-se com inúmeras passagens pela equipa B do Benfica, sendo que nem aí conseguiu agarrar algo semelhante à titularidade… Acabou por sair no final da época, com o título de campeão português pelo Benfica, tendo assinado pelo Corinthians, onde também praticamente não jogou devido a uma luta entre o clube e o patrocínio, que resultou na saída de vários craques como Tevez e Mascherano.

Depois da saída do “Timão”, Paulo Almeida desapareceu por completo dos grandes palcos do futebol, tendo actuado em clubes brasileiros de divisões inferiores, tais como: Náutico, União Rondonópolis, Goianésia, Rio Branco-AC, Itumbiara, Mixto, Uberlândia e Goianésia, sendo que teve uma passagem em 2010 pelo Saba Qom FC do Irão. Joga actualmente no Mixto, quem não conhece o Mixto?

Paulo Almeida morou com Elano, jogou com Robinho, Diego, Renato e Leo no Santos, mas parece que nem assim o “bicho” da qualidade pegou no Paulinho, que aos 33 anos joga no campeonato distrital brasileiro! Citando Paulo Almeida: “Tinha contrato de quatro anos e arrependo-me muito de ter saído do clube. Poderia ter feito muito mais no Benfica, mas são coisas do futebol; infelizmente não deu certo.” A verdade é que 90% dos Benfiquistas nem sabem quem é Paulo Almeida, e 10% pensam que é o ex jogador de hóquei em patins que actuou nos encarnados nos anos 90.

Nota Biográfica: Tiago Ferreira é o fundador da página do facebook – Flops & Flops. Apaixonado por futebol desde criança e com vontade de passar essa paixão a toda a gente, escreve semanalmente para o JUP, numa rúbrica que promete entreter todos os leitores que também se interessam pelo desporto-rei!

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version