Desporto

DIA DO LIVRO PORTUGUÊS: A CAUSA DE TARANTINI

Published

on

26 de março de 2018 e 531 anos passaram desde a impressão do primeiro livro em Portugal. Neste dia, o JUP foi conhecer a história de Tarantini e a influência que o seu livro teve no mundo do desporto e do futebol.

Ricardo Monteiro, de 34 anos, é capitão do Rio Ave FC. Assume o futebol como sua profissão, mas, ainda assim, admite que o “sonho (…) fica muitas vezes aquém do que se pensa ou deseja”.

Em conversa com o JUP, o atleta admite que o objetivo do seu livro é “despertar uma geração de desportistas (…) e, sobretudo, de pessoas”, de modo a alertá-las para a necessidade de ser persistente e lutador. O escritor destaca ainda a capacidade que, sobretudo os jogadores de futebol, têm que ter “depois do adeus” à sua carreira.

Licenciado e Mestre em Ciências do Desporto, o jogador viu na sua formação académica uma motivação para a escrita de ‘A Minha Causa’. O projeto vem mostrar que é necessário haver “um complementar de esforços de parte a parte entre o futebol e os estudos” e que a formação deve sempre acompanhar a vida dos atletas, de modo a que as consequências trazidas pelo fim de carreira sejam atenuadas.

O autor realça ainda a falta de livros sobre esta temática em Portugal e a necessidade de esclarecer que o sonho do futebol não é tão idílico como parece. Tarantini acredita que o seu projeto veio colmatar uma falha grave que existe e que é essa razão que tem gerado um feedback positivo.

As motivações que levaram à escrita de ‘A Minha Causa’ e ao desenvolvimento do projeto estão também explicitas no site do jogador.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version