Desporto
FLOPS DO FUTEBOL: CELSINHO, O “NOVO RONALDINHO”
Quem se lembra da jovem promessa brasileira que rumou à Rússia com 16 anos e era comparado com o Ronaldinho? Estamos a falar de Celsinho!
Celso Luís Honorato Júnior, mais conhecido por “Celsinho”, começou desde os 16 anos a despertar a cobiça de vários clubes europeus, sendo que desse lote fazia parte o Manchester United e o FC Porto. Alimentado pelo dinheiro, rumou à Rússia, tendo o Lokomotiv de Moscovo desembolsado 5 milhões de euros para adquirir os serviços da jovem promessa brasileira.
Na Rússia, Celsinho encontrou imensas dificuldades de adaptação em relação à língua, cultura e clima, pelo que deixou o Lokomotiv no verão de 2007 com apenas 6 jogos realizados, rumando a Alvalade. Chegou ao Sporting com 18 anos, trazendo consigo toda a sua magia e rótulo de uma das maiores jovens promessas do mundo, sendo que os 2 milhões de euros pagos por metade do seu passe na transferência pareciam um verdadeiro jackpot (tendo em conta o futuro que se previa para o jovem craque).
Celsinho que agora tinha todas as condições para triunfar, deixou-se deslumbrar pela noite de Lisboa, chegando a aparecer com uma elevada taxa de álcool no sangue num treino matinal. Citando o próprio numa entrevista depois da sua saída do Sporting: “… Nessa época tinha vez de eu sair três, quatro vezes por semana…”.
O “novo Ronaldinho” fez uns impressionantes 8 jogos pelo Sporting (aumentando dois jogos em relação ao clube anterior) na época 2007/2008 e nunca conseguiu convencer Paulo Bento e a direção do Sporting, que o recambiou na condição de empréstimo para o Estrela da Amadora, equipa que nesse ano estava a atravessar graves problemas financeiros e que apesar da boa prestação desportiva acabaria por descer na “secretaria”.
Depois dá má experiência na Amadora, em que nunca se conseguiu afirmar como titular, Celsinho continuou de empréstimo em empréstimo, tendo alinhado em 2010 e 2011 na Portuguesa (Brasil) e em 2011/2012 no FCM Targu Mures (Roménia), rescindindo no final dessa época o vínculo que o unia ao Sporting CP.
Como diria Paulo de Carvalho, “E depois do adeus?”. Nos últimos três anos Celsinho representou dois clubes: o Londrina e o Fortaleza, ambos do Brasil. No Fortaleza disputou a divisão brasileira equivalente à antiga III divisão portuguesa, no Londrina, onde joga actualmente, disputa uma das divisões distritais do Brasil, sendo que aos 25 anos e a disputar as distritais, as probabilidades de um regresso em grande à ribalta parecem ser cada vez mais diminutas…
Celsinho foi uma bênção para os jogadores de Football Manager 2008, no entanto foi mais um flop na história do Sporting Clube de Portugal. Na memória ficam as tranças e todas as discotecas de Lisboa que o receberam de braços abertos.
Nota Biográfica: Tiago Ferreira é o fundador da página do facebook – Flops & Flops. Apaixonado por futebol desde criança e com vontade de passar essa paixão a toda a gente, escreve semanalmente para o JUP, numa rubrica que promete entreter todos os leitores que também se interessam pelo desporto-rei!