Desporto
MARATONA DO PORTO: DESO GELMISA E BOTU BEKELE GADA SÃO OS VENCEDORES DA 16ª EDIÇÃO
A 16ª EDP Maratona do Porto decorreu este fim de semana e Deso Gelmisa foi o vencedor da prova. O etíope completou a maratona em 02h09m08s e ficou a apenas três segundos do recorde que se encontra na posse do ugandês Robert Chimoges, com o tempo de 02h09m05s. Na vertente feminina, a primeira atleta a cortar a meta foi a etíope Bontu Bekele Gada, ao concluir a corrida em 02h33m38s.
Para além dos quilómetros que os atletas tinham de percorrer para cortar a fita da meta, o vento frontal foi um dos grandes desafios enfrentados pelos participantes ao longo da prova. O pódio masculino ficou composto por dois etíopes e um queniano. Victor Kiplimo, atleta queniano, cortou a meta no segundo posto, ao fim de 02h10m56s, e o etíope Debele Belda fechou o pódio com o tempo 02h14m22s.
Na competição feminina, as restantes posições do pódio foram ocupadas pelas etíopes Mestawot Tadesse e Genet Getaneh, que terminaram a corrida em 02h39m14s e 02h40m59s, respetivamente.
No que concerne aos atletas portugueses, Carlos Costa, representante do CD S. Salvador do Campo, foi o maratonista nacional a completar mais rápido o percurso, ao conseguir um sétimo lugar na classificação geral, ao fim de 02h21m56s. Por sua vez, Rosa Madureira, a atleta do AD Marco, foi a primeira atleta portuguesa a cruzar a meta, após 02h49m53s, tempo que lhe valeu a quinta posição na classificação geral feminina.
Para além da prova rainha, a EDP Maratona do Porto contou também com a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, prova com 15 quilómetros de distância. Na competição masculina, o vencedor foi Paulo Paula, do Run Tejo, que completou a corrida em 45m47s e a melhor classificada no setor feminino foi Susana Godinho, atleta do GD Estreito, com o tempo de 52m43s.
No total, estiveram envolvidos na 16ª edição da EDP Maratona do Porto cerca de 16 mil participantes de mais de 78 países do mundo.