Connect with us

Desporto

HÓQUEI: FC PORTO VENCE NA RECEÇÃO AO HC TURQUEL

Published

on

Depois de um arranque tremido no campeonato, que colocava o Futebol Clube do Porto em quinto, a cinco pontos da liderança, à partida para este encontro, a equipa da casa pretendia dar continuidade à sequência de duas vitórias para o campeonato na receção ao Hóquei Clube de Turquel, jogo a contar para a nona jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Por sua vez, os visitantes tentavam regressar às vitórias, algo que aconteceu pela última vez na terceira ronda.

Gonçalo Alves, o goleador de serviço

Os primeiros minutos do encontro foram repartidos, com as duas equipas a rondar as balizas adversárias. Contudo, a primeira grande oportunidade foi para os “azuis e brancos” e surgiu após lance individual de Cocco que foi travado na área. Na conversão da grande penalidade, Gonçalo Alves, o principal goleador do campeonato, não desperdiçou e colocou o porto em vantagem por 1-0.

A resposta do Turquel foi imediata, mas Xavi Malián, o guarda-redes espanhol dos “dragões”, segurou a vantagem depois de uma boa jogada dos visitantes. Os minutos que se seguiram mostravam um FC Porto com mais bola, mas com a turma treinada por João Simões a ser assertiva no contra-ataque. Tal como a equipa da casa, os forasteiros tiveram também oportunidade de marcar na cobrança de uma grande penalidade, mas Xavier Lourenço não foi capaz de superar a oposição de Malián.

Apesar de se mostrar compacto a defender, o Turquel acabaria por ver o FC Porto alargar a vantagem após jogada individual de Gonçalo Alves que, a meias com André Pimenta, colocou o resultado em 2-0. Por esta altura, notava-se uma clara dificuldade dos visitantes para penetrar a defesa portista em ataque organizada. Passaram-se depois largos minutos de domínio da equipa da casa, sem golos, e de ataques inconsequentes do Turquel.

O terceiro golo portista apareceu através de uma combinação entre os italianos Di Benedetto e Cocco, após uma perda de bola comprometedora dos visitantes. Logo de seguida, o Turquel enviava a primeira bola ao ferro da baliza portista, algo que se viria a repetir várias vezes ao longo do encontro. Os minutos finais do primeiro tempo foram de aperto ofensivo do FC Porto, mas não se registaram mais golos. 3-0 era o resultado ao intervalo.

Segunda parte de sentido único

Forçada a tomar a iniciativa para virar o rumo dos acontecimentos, a equipa treinada por João Simões entrou a todo o gás na segunda parte, obrigando o guarda-redes “azul e branco” a várias intervenções importantes. No entanto, a sorte não estava do lado do Turquel que, após nova bola ao ferro, viu o FC Porto fazer o 4-0 por Gonçalo Alves, quando passavam cinco minutos da segunda metade.

De livre, Vasco Luís, capitão da equipa forasteira, reduziu a diferença no marcador para 4-1, mas foi o melhor que os visitantes conseguiram. Daí para frente, o maior poderio da equipa treinada por Guillem Cabestany ficou cada vez mais notório, o que, aliado ao cansaço que os jogadores do Turquel evidenciavam, permitiu que o resultado ficasse cada vez mais desnivelado. Com dois golos de Gonçalo Alves e Di Benedetto, e um de Hugo Santos, o resultado ficou fechado em 9-1.

No final da partida, Guillem Cabestany considerou que a sua equipa fez um “jogo completo”, apesar de uma entrada “adormecida” na segunda parte, e salientou o crescimento da equipa após a revolução no plantel face à época transata. Em relação ao início da época menos bem conseguido, o treinador do FC Porto mencionou a importância das vitórias, mas também de começar a aliá-las a boas exibições.

Por sua vez, João Simões afirmou que o “Porto foi superior em tudo” e lamentou que a equipa não tenha sido capaz de anular os pontos fortes do adversário, através do seu processo defensivo. Sobre o avolumar do marcador na segunda parte, o técnico do Turquel apontou o cansaço como fator decisivo para esse desfecho e referiu que a equipa precisava de um resultado mais equilibrado ao intervalo para colocar mais problemas ao FC Porto no reatar do jogo.

Com este resultado, o FC Porto mantém-se na quinta posição da tabela, a cinco pontos do líder. Na próxima jornada, os “dragões” visitam o AE Física, enquanto o Turquel recebe o Riba D’ave.