Desporto

COVID-19: FADU suspende campeonatos até ao final do mês

Published

on

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) anunciou, esta semana, a decisão de suspender todas as provas do calendário desportivo nacional agendadas para o resto de março, como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus, o COVID-19.

A suspensão das competições até 31 de março vai assim afetar a realização da terceira jornada concentrada de Futsal Masculino, que devia decorrer em Coimbra durante esta semana (até à próxima quinta-feira, 12), a segunda jornada concentrada de Futsal Feminino, prevista para Guimarães entre esta terça-feira (10) e até quinta-feira (12), e a segunda jornada concentrada de Futebol Masculino, cuja realização estava marcada para Faro da próxima segunda (16) até quinta-feira, 19.

Os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Badminton Pares (17 a 18 de março, Coimbra), Natação Piscina-Longa (22 de março, Lisboa), BTT Downhill (22 de março, Lisboa) e Taekwondo (29 de março, Braga) também não se vão realizar nas datas previstas.

Em comunicado, a FADU informa que a medida foi tomada no seguimento das diretivas da Direção Geral de Saúde, bem como do cancelamento, pelas Instituições de Ensino Superior, de vários eventos previstos para as suas instalações e a suspensão de deslocações externas impostas a alunos de vários estabelecimentos de ensino.

Apesar de reconhecer os constrangimentos e prejuízos resultantes desta decisão, a entidade refere que “enquanto instituição de utilidade pública desportiva, tem o dever de tomar medidas de acordo com as orientações, no que concerne a esta matéria, das respetivas entidades competentes” e que a medida foi tomada em articulação com todas as partes envolvidas.

Novas datas para a realização das provas afetadas por esta decisão não foram ainda avançadas, com a FADU a mencionar que vai continuar a acompanhar as informações da Direção Geral de Saúde e as recomendações dos responsáveis médicos que colaboram com a entidade para avaliar a evolução da situação e a necessidade de medidas adicionais.

Até ao momento foram registados em Portugal 59 casos de infeção por COVID-19, o que levou ao cancelamento de vários eventos públicos por todo o território nacional, com medidas que se alastraram também ao mundo do desporto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version