Connect with us

Desporto

Hóquei: FC Porto “esmaga” o Riba d’Ave

Published

on

O Futebol Clube do Porto (FC Porto) recebeu, este domingo, a equipa do Riba d’Ave Hóquei Clube, em jogo da nona jornada a contar para o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Ainda com um encontro em atraso na competição, os “azuis e brancos” partiram como favoritos para o jogo, frente a uma formação bastante jovem.

Um FC Porto imperial

O jogo começou equilibrado, a evidenciar um FC Porto experiente, a jogar em casa, e um Riba d’Ave impetuoso. O primeiro golo da partida surgiu aos três minutos, por Gonçalo Alves e na sequência de uma grande penalidade marcada a favor da equipa visitada. Seguiram-se várias respostas da equipa famalicense, ainda que infrutíferas, que denotavam uma equipa visitante desorientada.

Depois, foram inúmeros os contra-ataques e as defesas de ambas as equipas, por Xavier Malián, dos “dragões”, e Diogo Fernandes, dos visitantes. O segundo golo surgiu pouco antes dos nove minutos, por Mena, assistido por Gonçalo Alves, e o terceiro, com a assinatura de Rafa, quando o confronto já contava com 14 minutos no relógio. O jogo tornou-se cada vez mais rápido e, por vezes, confuso, com um Riba d’Ave a tentar diminuir a desvantagem.

A primeira parte terminou com múltiplas defesas de Diogo Fernandes. Assim, os “azuis e brancos” partiram para o intervalo com o resultado fixado nos 3-0.

Um plantel “azul e branco” experiente

No reatamento do jogo, destacou-se a intensidade dos portistas que, mais uma vez, foram os primeiros aos oito minutos de jogo, com um livre direto de Gonçalo Alves. Corriam dez minutos de jogo, quando, na sequência da décima falta dos “azuis e brancos”, Dinis Abreu marca o primeiro livre direto a favor dos famalicenses, o qual sai por cima e imepede a diminuição da desvantagem. Depois, seguiram-se várias defesas de Malián e de Diogo Fernandes, que não conseguiu evitar a investida do capitão Reinaldo Garcia, aos doze minutos, que colocou o resultado nos 5-0.

Apesar das várias tentativas da equipa visitante, o FC Porto manteve a baliza inviolável. Foi aos dezassete minutos que Giulio Cocco, com assistência de Xavier Barroso, perfez o sexto golo para a equipa da casa. Os últimos dez minutos de jogo vieram confirmar o que já se previa: um FC Porto seguro e um Riba d’Ave consciente da sua menor experiência. O final da partida chegou com o marcador nos 6-0.

Nesta segunda parte, e à imagem do qeu já sucedera na primeira metade do jogo, destaque para as brilhantes defesas de Xavier Malián, Diogo Fernandes e do “dragão” Tiago Rodrigues, que assegurou a baliza “azul e branca” nos últimos dez minutos da partida.

No final do encontro, Jorge Ferreira, adjunto de Guillem Cabestany, afirmou: “Somos uma equipa profissional e temos de estar preparados para jogar a qualquer hora. Cada jogo é um jogo e hoje a nossa equipa esteve muito bem. Entrámos bem, fomos consistentes e conseguimos materializar a nossa superioridade no resultado. Não sofrer golos é sempre bom para a confiança e para a consistência defensiva da equipa”.

Já Raul Lopes, treinador do Riba d’Ave, destacou que os jogadores sabiam que iriam “jogar com uma equipa muito forte, uma equipa candidata ao título”. Apesar disso, não entraram tão bem como gostariam, por “mérito do Porto, mas também por algum demérito da nossa equipa”. Acrescentou ainda que a equipa fez a sua parte, apesar de ter pecado em determinados pormenores que para si são cruciais num confronto deste nível.

O FC Porto regressa ao Dragão Arena já na quinta-feira para defrontar o HC Braga, em jogo em atraso da quarta jornada do Campeonato. Quanto ao Riba d’Ave, vai receber, em casa, a equipa da Associação Juventude de Viana, em jogo da décima jornada, no sábado.