Desporto
Andebol: Portugal consegue o pleno de vitórias na ronda preliminar do Mundial
Já apurada para a próxima fase, a Seleção Nacional entrou em campo para confirmar, frente à Argélia, o seu lugar no topo do Grupo F da ronda preliminar do Mundial de Andebol. Depois das vitórias contra à Islândia e Marrocos, os comandados de Paulo Pereira procuravam o terceiro triunfo em outros tantos jogos, enquanto a seleção africana, também com passaporte já quase garantido para a main round, tentava surpreender os favoritos.
Desconto de tempo decisivo
O arranque do encontro ficou pautado pelo equilíbrio, com os ataques a revelarem-se pouco eficazes, entre defesas dos guarda-redes – Alfredo Quintana, do lado português, e Yahia Zemouchi, na Argélia – e remates longe do alvo. Portugal adiantou-se pela primeira vez no marcador aos oito minutos, liderança que não viria a largar até final. Ao contrário do que aconteceu frente a Marrocos, desta vez não houve aposta no 7×6, estratégia que deixou a “equipa das quinas” em dificuldades no início desse jogo.
Depois de 15 minutos de baixa produtividade, Belone Moreira, atleta do Sport Lisboa e Benfica, destacava-se entre os portugueses, com três golos. Do lado argelino, Messaoud Berkous dominava a lista de marcadores do encontro e acabaria a primeira parte com seis tiros certeiros – ao qual juntaria mais um no segundo tempo.
Descontente com a prestação defensiva dos seus atletas, Paulo Pereira, selecionador nacional, pediu um desconto de tempo para efetuar as correções necessárias e os resultados foram imediatos. A eficácia da defesa portuguesa aumentou, o que permitia gerir a vantagem, embora o ataque continuasse perdulário. Os minutos finais do primeiro tempo trouxeram um maior aproveitamento ofensivo, ajudado pela entrada de Pedro Portela, e a Seleção Nacional acabou por construir uma vantagem de cinco golos. 14-9 era o resultado ao intervalo.
Gestão e ritmo baixo
O início da segunda parte mostrou uma maior eficácia dos ataques, com os golos a sucederem-se uns aos outros. Ainda assim, a vantagem mantinha-se estável e permitia ao técnico nacional fazer uma rotação dos seus jogadores. Apesar do conforto no resultado, a quantidade de exclusões acumuladas pela “equipa das quinas” deve ser um ponto a melhorar para os futuros encontros.
Daí em diante, o ritmo da partida caiu bastante e, a meio do segundo tempo, Portugal denotava alguma lentidão e pouca fluidez no ataque. Contudo, a Argélia não fazia melhor, o que levou a que os últimos quinze minutos ficassem marcados pela falta de golos. A seleção africana esteve mais de dez minutos sem atingir as redes nacionais, nessa altura já defendidas por Humberto Gomes, o veterano de 43 anos que ainda foi a tempo de acumular algumas intervenções impressionantes.
Nos minutos finais e já com os atletas da Argélia a revelarem pouco discernimento, Portugal descolou no marcador, ao aproveitar as sucessivas perdas de bola da seleção de África. 26-19 foi o resultado final.
No final do encontro, Paulo Pereira, selecionador nacional, mostrou-se satisfeito com a prestação global de Portugal nesta fase da prova e referiu que “era quase impossível fazer melhor”. Agora, “vamos continuar a perseguir o nosso sonho”, disse ainda o técnico. Já Rui Silva, central português, afirmou que “estes quatro pontos vão ser muito importantes na main round” e que a seleção quer “dar mais aos portugueses”.
Com este resultado, Portugal segue para o Grupo III da main round do Mundial de Andebol, onde vai começar com quatro pontos, provenientes das vitórias contra os outros dois apurados do Grupo F. Por sua vez, a Argélia fica à espera que Marrocos não vença a Islândia para assim garantir o apuramento.
O que se sabe desde já é que a Seleção Nacional volta a jogar daqui a dois dias, na quarta-feira, e que a França vai ser um dos adversários na próxima fase da competição, seleção que leva também quatro pontos da ronda preliminar. A confirmar-se o favoritismo norueguês para o encontro em falta do Grupo E, a Noruega vai ser o próximo adversário de Portugal e a Suiça vai ocupar a outra vaga no Grupo III da main round.