Connect with us

Desporto

Andebol: Portugal cai perante a Noruega no primeiro jogo da main round

Published

on

Depois de conseguir o pleno na ronda preliminar, a Seleção Nacional queria conquistar mais dois pontos importantes para se aproximar da qualificação para os quartos-de-final do Mundial de Andebol. Inserida agora num grupo com França, Noruega e Suíça, o primeiro jogo na main round foi contra a seleção nórdica. Ao contrário da “equipa das quinas”, a Noruega já tinha uma derrota nesta edição da competição, contra a seleção francesa, na fase prévia da prova.

Equilíbrio total

Cientes da qualidade da equipa norueguesa, Portugal entrou muito concentrado no jogo. Ao contrário dos encontros anteriores, a “equipa das quinas” esteve melhor no ataque, com André Gomes e Miguel Martins em destaque. Apesar da maior eficácia no ataque, Portugal esteve pouco tempo na frente do marcador durante a primeira parte. 

Sempre taco a taco no resultado, o primeiro tempo foi jogado num ritmo bastante alto. Com algumas exclusões e desconcentrações a defender, Portugal acabou por ir para o intervalo com uma desvantagem de dois golos concedida nos últimos minutos. Também Sagosen, central norueguês, esteve praticamente irrepreensível com quatro golos. 14-16 era o resultado ao intervalo. 

Detalhes definiram o jogo

No início do segundo tempo, a “equipa das quinas” foi atrás do prejuízo. Com uma desvantagem de quatro golos, Paulo Pereira, selecionador nacional, pediu um desconto de tempo para tentar despertar a sua equipa. A meio da segunda parte, a desvantagem continuava nos dois golos, mas Portugal continuava a crescer no jogo.

O 7 contra 6 português trouxe cada vez mais dificuldades à defesa norueguesa. Aliado a isso, Humberto Gomes, que entrou para o lugar de Alfredo Quintana, mostrou-se quase intransponível. A seis minutos do final do encontro, “a equipa das quinas” passou pela primeira vez na segunda parte para a frente do marcador. 

A ponta final do encontro foi jogada a um nível intenso e, a três minutos do final, Portugal não conseguiu segurar a vantagem e permitiu à Noruega recuperar e garantir o triunfo. Do lado português, destaque para Miguel Martins e Pedro Portela, com cinco golos. Já do lado escandinavo, Sagosen, com seis golos, reforçou a sua posição de melhor marcador do mundial. 28-29 foi o resultado final.

No final do jogo, Paulo Pereira referiu “estar orgulhoso” pelo jogo que a sua equipa fez. Além disso, afirmou que “acreditava plenamente que podíamos vencer a Noruega” e que os detalhes fizeram a diferença no resultado final. Também Humberto Gomes, guarda-redes português,  acredita que Portugal se pode “bater com qualquer uma das Seleções presentes neste Mundial” e realça os “dois jogos muito importantes” contra a Suíça e França.

Portugal volta a entrar em campo esta sexta-feira frente à Suíça, enquanto a Noruega joga contra a Argélia. Neste momento, França e Noruega são os líderes do grupo III, com seis e quatro pontos, respetivamente. A Seleção Nacional permanece com quatro pontos e na luta pelo apuramento para os quartos-de-final.