Connect with us

Desporto

Andebol: Portugal vitorioso frente a uma Suíça batalhadora

Published

on

Depois da derrota frente à Noruega, atual vice-campeã do mundo, Portugal partiu para a segunda jornada da main round do Mundial a precisar de vencer para manter vivas aspirações de apuramento para os quartos de final. Já a seleção suíça vinha de uma surpreendente vitória frente à Islândia.

Uma primeira parte equilibrada

O jogo começou bastante rápido e foi Portugal, pelas mãos de André Gomes, a inaugurar o marcador aos trinta segundos do confronto. Seguiram-se largos minutos de equilíbrio entre as duas formações, com a Seleção Nacional a mostrar-se eficaz no ataque e com vários atletas a colocarem-se na lista de marcadores, enquanto do lado da Suíça, Schmid, especialista nos livres de sete metros, aproveitava estas situações para aumentar o seu registo na partida. A meio da primeira parte, o confronto encontrava-se empatado a nove golos.

Apesar do equilíbrio entre as duas seleções, foi só depois dos primeiros quinze minutos de jogo que Portugal começou a recuperar de novo a superioridade registada no início do confronto. O décimo golo chegou, por André Gomes, pouco depois do minuto quinze, a que se seguiram defesas de Quintana, respostas da Suíça, com espaço ainda para mais alguns livres de sete metros, e golos de Iturriza, António Areia, João Ferraz e Diogo Branquinho. Os trinta minutos inaugurais terminaram com um excecional golo de Iturriza, ao qual se seguiu o décimo quinto golo suíço, com o resultado ao intervalo a estar fixado nos 17-15 para Portugal.

Humberto Gomes, a “muralha” dos heróis do mar

O reatamento do jogo ficou marcado por uma grande defesa de Humberto Gomes e pelo décimo oitavo golo da equipa portuguesa, por Fábio Magalhães. À semelhança do que sucedera na primeira parte, a resposta suíça não tardou, na sequência de um livre de sete metros. Seguiram-se golos de ambas as formações, contudo, havia supremacia da seleção portuguesa. Aos sete minutos da segunda parte, o resultado estava já nos 20-24, com vantagem para a Seleção Nacional.

Nos minutos seguintes, uma Suíça “ressuscitada” diminuiu a vantagem portuguesa, mas golos de Rui Silva atrasavam essa recuperação, em conjunto com as defesas do guardião Humberto Gomes. Posteriormente, entre golos de Bélone Moreira, Iturriza, Diogo Branquinho e Fábio Magalhães, e respostas dos helvéticos, a Suíça aproximou-se no marcador e, a cinco minutos do final da partida, o resultado estava fixado nos 30-29, com um golo de vantagem para a equipa portuguesa. Os últimos minutos vieram consolidar a superioridade portuguesa sentida ao longo do confronto, com a partida a terminar com três golos consecutivos para Portugal: um de António Areia, num livre de sete metros, outro de Pedro Portela, num remate à baliza deserta, e o último de Diogo Branquinho. Assim, o embate terminou nos 33-29, com a vitória dos portugueses.

No final do jogo, Paulo Pereira, selecionador nacional, mostrou-se satisfeito com a vitória e com a prestação dos seus jogadores. Com o olhar no próximo jogo, o técnico reconheceu as dificuldades, mas afirmou que “ vamos tentar que as coisas corram a nosso favor.” Já para Michal Svajlen, selecionador suiço, realçou a falta de sorte, mas mostrou-se otimista para o encontro seguinte. “Vamos lutar até ao fim” afirmou o suiço.

Com este resultado, a Seleção Nacional soma seis pontos na main round, os mesmos que a Noruega e menos dois que a França, e pode continuar a sonhar com os quartos de final do Mundial. O próximo jogo de Portugal está marcado para domingo, frente à seleção francesa, pelas 19h30, enquanto a Suíça, já fora das contas pelo apuramento, defronta a Argélia.