Connect with us

Desporto

Hóquei: FC Porto vence líder e aproxima-se do primeiro lugar

Published

on

De volta ao Dragão Arena, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) mediu forças com o Óquei Clube de Barcelos (OC Barcelos). A lutar pelo mesmo objetivo, as duas equipas queriam somar os três pontos para se manterem nos primeiros lugares da tabela. À partida para o encontro, os barcelenses eram os líderes do campeonato, enquanto os “azuis e brancos” encontravam-se logo abaixo, no segundo posto, com menos quatros pontos e um jogo em atraso.

Início forte resultou em vantagem portista

Os minutos iniciais realçaram a enorme vontade portista de vencer o encontro. Jogo pressionante, rápido e intenso foram as características impostas pelos “dragões” no início do encontro. As investidas ofensivas eram constantes, mas sem eficácia. Em apenas três minutos, o FC Porto enviou quatro bolas ao ferro. 

Depois de algumas tentativas, os “azuis e brancos” chegaram ao golo, ao minuto dez da partida, através de um livre direto convertido por Gonçalo Alves, após falta de Zé Pedro, jogador do OC Barcelos, que acabou por levar cartão azul.  Menos de um minuto depois do primeiro golo da equipa portista, a bola voltou a entrar na baliza de Constantino Acevedo, guardião da formação de Barcelos, mas desta vez pelo stick de Carlo Di Benedetto.

Embora o domínio fosse “azul e branco”, a equipa de Barcelos impôs bastantes dificuldades aos portistas. O golo do OC Barcelos acabou por surgir ao minuto 15 da primeira parte, com a autoria de Reinaldo Ventura, através de uma bela jogada individual. A cinco minutos do fim do primeiro tempo, Gonçalo Alves foi chamado para converter um penálti após falta na área dos barcelenses. O jogador portista não falhou e completou assim o bis na partida.

Em apenas sete segundos, o OC Barcelos respondeu ao golo portista com um remate certeiro de Joca Guimarães. Findos os primeiros 25 minutos, o FC Porto liderava o marcador por 3-2.

Segunda parte eletrizante 

Após o intervalo, as equipas regressaram ainda mais fortes e focadas nos três pontos. A segunda parte começou melhor para a equipa da casa, com Gonçalo Alves a aumentar a vantagem no marcador. O internacional português carimbou o seu terceiro golo na partida e o quarto da equipa. No entanto, a formação de Barcelos não baixou os braços e acabou mesmo por empatar o jogo a quatro golos. Ao minuto sete, Reinaldo Ventura bisou na partida e ao minuto nove, Luís Querido empatou o encontro. 

A busca pela vantagem era notória e em apenas um minuto voltaram a surgir dois golos. Rafa, dos “dragões” desfez o empate, mas rapidamente o OC Barcelos, pelo stick de Tomás Pereira, voltou a restabelecer a igualdade. A seis minutos do fim do jogo, a equipa portista dominava a partida e conseguiu distanciar-se no marcador. Dois golos de Reinaldo García e um de Gonçalo Alves colocaram o FC Porto a vencer por três golos, quando faltavam quatro minutos para o final. 

A formação de Barcelos ainda voltou a marcar, através de um livre direto convertido por Reinaldo Ventura, no entanto, a vitória não fugiu ao clube portista. 8-6 foi o resultado final.

No final do encontro, Guillem Cabestany, treinador do FC Porto, destacou a boa primeira parte da equipa que, segundo o mesmo, “foram os melhores 25 minutos da época”. Realçou também a capacidade goleadora do OC Barcelos que considera ser uma equipa que aproveita muito bem os erros dos adversários. 

Já Rui Neto, treinador do OC Barcelos, deu os parabéns à equipa portista pela vitória e salientou que “o FC Porto não é uma equipa qualquer”. O técnico português deixou duras críticas à arbitragem, ao considerar que esta “não tem qualidade para andar a este nível no hóquei em patins”. Por fim, Rui Neto afirmou que a equipa vai “lutar até ao fim pela nossa melhor classificação”.

Com este resultado, as duas equipas mantêm-se na mesma posição da tabela classificativa, com os “dragões” a ficarem a apenas um ponto do líder. No domingo, o FC Porto desloca-se ao terreno do AD Valongo, atual sétimo classificado, enquanto o OC Barcelos regressa a casa para defrontar a Juventude de Viana, que segue no oitavo lugar. 

Artigo da autoria de Francisca Santos