Desporto

Andebol: FC Porto vence na casa do ABC

Published

on

O Futebol Clube do Porto (FC Porto) visitou, no domingo, a equipa do ABC de Braga, no Pavilhão Flávio de Sá Leite, em jogo a contar para o campeonato nacional de Andebol. Os “dragões” partiram como favoritos para o encontro, frente a uma equipa com menos uma partida disputada.

O domínio “azul e branco”

A partida começou com um FC Porto mais rápido do que o ABC, apesar de o primeiro golo do jogo ter surgido pela equipa bracarense, ao minuto um. O primeiro e segundo golo dos portistas surgiram pouco depois dos bracarenses terem inaugurado o marcador, com remates certeiros de André Gomes, aos quais se seguiram cinco minutos de total domínio “azul e branco”. Numa altura em que o resultado estava já fixado nos 1-6, a favor da equipa do FC Porto, um livre de sete metros, marcado por Sebastián Ceballos, diminuiu a desvantagem do ABC.

Depois, sucederam-se golos de Daymaro Salina e Miguel Alves, respostas do ABC e defesas de Cláudio Silva, da formação da casa, e de Alfredo Quintana, do FC Porto, com o marcador a fixar-se nos 5-9. Os últimos dez minutos da primeira parte vieram consolidar o que se verificava até então: o domínio da equipa portista, consubstanciado com defesas do guardião Quintana e golos de Victor Iturriza, Djibril M’Bengue, Miguel Alves e Rui Silva. O ABC, por sua vez, tentava manter-se no jogo, sobretudo pelas mãos de André José, o melhor marcador dos bracarenses. 

A primeira parte terminou com um golo de Martim Costa e um livre de sete metros a favor da equipa visitada. Ao intervalo,  o resultado estava em 8-14.

A defesa do campeonato nas mãos de Quintana

No reatar do jogo, foram os portistas, por Iturriza, que abriram o marcador, pouco antes do primeiro minuto de jogo, a que se seguiu, momentos depois, a resposta da equipa do ABC. O começo da segunda parte contou ainda com golos de André Gomes, Miguel Alves, Iturriza, Salina e Martim Costa, bem como boas defesas de Quintana, que não permitiram que a inferioridade numérica, no seguimento da expulsão de Djibril, colocasse o FC Porto em desvantagem no resultado.

 A equipa de Braga ainda tentou lutar contra o domínio “azul e branco” através de um jogo mais intenso e rápido, mas sem sucesso. Os últimos dez minutos de jogo ficaram marcados pela lesão de Martim Costa, jogador portista, após um lançamento certeiro. O jogo terminou com um FC Porto vitorioso frente a um ABC já a acusar o cansaço. À semelhança do que acontecera na primeira parte, a partida terminou com a marcação de um livre de sete metros pelas mãos de Miguel Alves. 22-33 foi o resultado final.

No final do encontro, Magnus Andersson, técnico dos “azuis e brancos”, mostrou-se satisfeito pela vitória e pela oportunidade de fazer “descansar alguns jogadores”. Realçou ainda a exibição de Quintana e de toda a defesa, antes de apontar a lesão de Martim Costa como o único “ponto negativo”.

O FC Porto viaja agora à Polónia para defrontar a equipa da Vive Kielce, na terça-feira, em jogo a contar para a Liga dos Campeões EHF, enquanto o ABC vai visitar o SC Horta, no Pavilhão Desportivo da Horta, no sábado, em partida da 17º jornada do campeonato nacional.

Artigo da autoria de Matilde Maria Marques

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version