Connect with us

Desporto

Futsal: Portugal empata com a República Checa no apuramento para o Euro 2022

Published

on

Portugal voltou a pisar o Atlas Arena, na Polónia, desta vez frente à República Checa, num jogo marcado pela ausência de Ricardinho e Cardinal, devido a lesão, e com a estreia do jovem Zicky ao serviço da seleção portuguesa. A formação comandada por Jorge Braz procurava uma vitória, em casa emprestada, que lhe permitisse ultrapassar o adversário em questão e subir ao primeiro lugar do grupo oito de apuramento para o Europeu de Futsal de 2022.

Vontade de vencer

Foi a Seleção Nacional que deu o pontapé de saída da partida, mas foram os checos que chegaram à vantagem ainda nos primeiros minutos de jogo, através do ala Michal Seidler. A resposta portuguesa surgiu ao minuto cinco do jogo, com um golo de Miguel Ângelo. O português recebeu a bola da zona central, finalizou e empatou o jogo. O jogador do SC Braga marcou, assim, o seu sétimo golo ao serviço da formação das quinas. A seleção portuguesa tentou impor-se sobre o adversário, no entanto, a República Checa mostrou-se à altura e ameaçou por diversas vezes a baliza de Eduardo Sousa, guarda-redes português. 

Aos oito minutos da partida, a formação checa fez o seu segundo golo, pelos pés de Matěj Slováček, e voltou a dar vantagem à seleção orientada por Tomás Neumann. Mais uma vez, a resposta nacional foi rápida e, no minuto seguinte, Pany Varela restabeleceu a igualdade no marcador, na sequência de um remate rasteiro

Os minutos que se seguiram ficaram marcados pela tentativa de ambas as formações de criar perigo na área adversária, mas sem alterações no marcador. O jogo foi para intervalo com o resultado de 2-2.

Portugal tentou, mas República Checa resistiu

Com o jogo em aberto, foi Pany Varela o primeiro a tentar a sorte, aos dois minutos, contudo, o guarda-redes checo, Libor Gerčák, estava atento e evitou a vantagem portuguesa. O encontro manteve-se renhido e com o marcador inalterado durante grande parte do segundo tempo, apesar de vários contra-ataques e consequentes momentos de perigo para ambas as seleções.

Foi numa tentativa de ataque à baliza checa, que Tiago Brito cruzou para Fábio Cecílio finalizar e estabelecer a vantagem portuguesa, a 12 minutos do fim. Portugal ainda tentou segurar o resultado, mas a equipa de Tomás Neumann conseguiu voltar a empatar, ao minuto 32, com um golo de Michal Holý. O encontro terminou com o marcador fixado no 3-3.

Em declarações no final do jogo, Jorge Braz afirmou que “em alguns momentos do jogo não fomos rigorosos e consistentes”, e destacou que os erros serão corrigidos a tempo do próximo jogo. Zicky, que se estreou, este sábado, pela seleção portuguesa, afirmou que, independentemente do resultado, se sentiu positivo quanto à sua prestação em campo.

A seleção portuguesa mantém-se assim na segunda posição do grupo, a dois pontos da líder República Checa, que permanece na liderança, com sete pontos. As formações voltam a defrontar-se na próxima terça-feira, 9 de Março, às 14h00, em mais um jogo da qualificação para o Euro 2022.

Artigo da autoria de Catarina Leite