Desporto

Andebol: Portugal perde com a Croácia e adia o sonho dos Jogos Olímpicos

Published

on

A tarefa não era fácil, mas depois da vitória frente à Tunísia, os portugueses estavam determinados em vencer a Croácia para  sonharem com a presença nos Jogos Olímpicos. Portugal encontrava-se no primeiro lugar do grupo dois da qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em igualdade pontual com a França. 

Controlo e segurança

As duas seleções iniciaram o jogo muito nervosas, os ataques eram pouco eficazes e no setor defensivo as faltas eram constantes. O confronto era de alta exigência e o equilíbrio acentuou-se a meio da primeira parte. 

A seleção croata mostrou debilidades que foram aproveitadas da melhor forma pela “formação das quinas” na hora do remate à baliza. Os golos surgiram especialmente através de um processo ofensivo baseado no controlo e na segurança. A eficácia dos  pontas e dos pivots fizeram com que Portugal passasse para a frente do marcador e não voltasse a largar essa vantagem. 

As duas exclusões para a Seleção Nacional dificultaram a tarefa, no entanto, o guardião português, Manuel Gaspar, mostrou-se à altura do desafio e evitou que os croatas se aproximassem da igualdade. A excelente exibição do guarda-redes permitiu segurar a vantagem no marcador. 9-12 era o resultado ao intervalo.

Derrota ao “cair do pano”

Portugal entrou na segunda parte a “todo o gás”. André Gomes e Iturriza, ambos com dois golos no início do segundo tempo, fizeram com que a vantagem portuguesa fosse de seis golos. Contudo, a gestão do resultado não foi a melhor. A Croácia mostrou ser uma seleção de topo mundial e nunca deu o jogo como perdido. A Seleção Nacional vacilou em muitos momentos ofensivos que resultaram em contra-ataques bem conseguidos por parte do adversário. 

O encontro ficou muito equilibrado e a seleção orientada por Hrvoje Horvat, conseguiu igualar o marcador. O nervosismo voltou e o sofrimento era grande. O encontro tornou-se mais físico e nenhuma das seleções queria errar, contudo, a falta de concentração por parte dos “lusitanos” alterou o rumo do encontro e do resultado. 

A poucos segundos do final da partida, a Croácia conseguiu o golo da vitória e passou para a frente do marcador. Portugal ainda teve a oportunidade de empatar o jogo, através de um livre cobrado por Rui Silva, mas a densa barreira da equipa croata não permitiu o golo português. 25-24 foi o resultado final.

Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional, mostrou-se triste com o resultado e sublinhou que Portugal não merecia a derrota. Acrescentou ainda que o jogo com a França não vai ser fácil, mas que tudo vão fazer para ganhar. Rui Silva, central português, revelou estar desapontado com o resultado, mas que este só vai dar mais força para ganhar o jogo contra a seleção francesa. 

Com este resultado, Portugal está obrigado a vencer a França, líder do grupo, após vitória sobre a Tunísia, para poder assegurar a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As duas seleções defrontam-se, este domingo, na terceira jornada do torneio pré-olímpico.

Artigo da autoria de Martim Mota 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version