Desporto
Basquetebol: FC Porto vence Galitos FC em jogo de sentido único
O Futebol Clube do Porto (FC Porto) recebeu, esta sexta-feira, a equipa do Galitos Futebol Clube (Galitos FC), no Dragão Arena, em jogo a contar para o campeonato nacional. A equipa da casa, que vinha de uma derrota frente à União Desportiva Oliveirense (UD Oliveirense), confirmou o favoritismo e venceu por larga margem a equipa do Barreiro que, desta forma, vê complicar-se ainda mais a chegada aos lugares de play-off.
Domínio mas pouca eficácia dos “dragões”
O jogo começou com uma eficaz iniciativa ofensiva do FC Porto perante a passividade defensiva da formação visitante, que se viu a perder por 8-0 após quatro minutos de jogo. Aos poucos, e depois de um desconto de tempo pedido por Hugo Salgado, técnico do Galitos FC, a equipa reorganizou-se, sobretudo a nível ofensivo, beneficiou de uma pequena quebra de ritmo por parte dos “azuis e brancos” e conseguiu reduzir a desvantagem. 19-13 era o resultado no marcador no final do primeiro período.
O início do segundo quarto revelou algumas dificuldades de ambas as formações em chegar, de forma eficaz, ao cesto adversário. Depois de várias tentativas falhadas, principalmente por parte dos “dragões”, a bola acabou por entrar pela primeira vez, neste período, com quase três minutos jogados. O Galitos FC não conseguiu afirmar-se no jogo, mas a formação de Moncho López, treinador “azul e branco”, também não aproveitou ao máximo as vulnerabilidades defensivas dos visitantes. Ainda assim, no final do segundo período, o marcador mostrava uma vantagem de 14 pontos para a equipa da casa. Serviu este período para o técnico portista estrear Garrett Nevels, base norte-americano que é o mais recente reforço dos “dragões”. 34-20 era o resultado ao intervalo.
Avalanche “azul e branca” perante passividade dos visitantes
A segunda parte da partida trouxe um FC Porto muito eficaz e coeso na exploração das vulnerabilidades defensivas da equipa do Barreiro, que veio da primeira parte a cometer os mesmos erros e a replicar as dificuldades sentidas na primeira metade do encontro. Com o resultado fixado em 50-27, a quatro minutos do fim do terceiro período, o FC Porto praticamente selou a vitória na partida.
Até ao final do jogo, a tendência de superioridade dos “azuis e brancos” manteve-se quer no momento ofensivo, com destaque para Jalen Riley, base norte-americano, que terminou a partida com 22 pontos, quer no momento defensivo, onde se destacou Eric Anderson, poste natural dos Estados Unidos da América, que somou nove ressaltos. Do lado do Galitos FC, destaque para os norte-americanos LJ Rose, com 12 pontos e oito assistências, e Derreck Brooks que terminou a partida com 11 pontos e oito ressaltos. 82-55 foi o resultado final.
No final do encontro, Hugo Salgado, treinador do Galitos FC, considerou que “foi um bom jogo defensivamente na primeira parte, de ambas equipas”. Ressalvou o domínio da equipa da casa na “tabela ofensiva” e assumiu que “a equipa acabou por baixar os braços”. Sobre o acesso aos lugares de play-off, o treinador afirmou que o objetivo é “lutar enquanto houver possibilidade” de lá chegar mas admitiu que tem “um calendário muito complicado” pela frente.
Moncho López, técnico portista, revelou satisfação com o resultado, mas relembrou “que este não é um jogo para treinar” e que “respeita muito o Galitos”. Falou também sobre as experiências que o jogo lhe permitiu fazer, ao afirmar que “queríamos fazer rotatividade do plantel, experimentar táticas novas, umas vezes correu bem, outras não”.
Numa análise à fase regular do campeonato Moncho López lamentou a derrota com o Sport Lisboa e Benfica e relembrou que “faltam alguns jogos complicados”. Sobre a possibilidade de chegar ao primeiro lugar, o treinador “azul e branco” disse que “o Sporting dificilmente vai perder” e que se o FC Porto não chegar lá, isso vai dever-se a “demérito próprio”. Sobre os play-offs referiu que “jogar sem público tira algum impacto ao fator casa” e que “a história da modalidade demonstra que tudo se resolve nos play-offs”.
Com a vitória no encontro e a derrota dos “encarnados” no dérbi lisboeta frente ao Sporting Clube de Portugal, o FC Porto sobe ao segundo lugar, ainda que com um jogo em atraso. Na próxima jornada, os “dragões” visitam, no domingo, a equipa do Maia Basket Clube, 13ª classificada. O Galitos FC mantém o nono lugar e volta a jogar, também no domingo, frente ao Sport Club Lusitânia, sexto classificado do campeonato nacional.
Artigo da autoria de Tiago Sousa