Connect with us

Desporto

Andebol: FC Porto vitorioso frente ao Madeira SAD

Published

on

Depois do triunfo na Taça de Portugal frente ao Artística de Avanca, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) regressou ao Dragão Arena para defrontar o Académico Marítimo Madeira Andebol SAD (Madeira SAD). Em jogo a contar para a 21ª jornada do campeonato, os “azuis e brancos” partiam no primeiro lugar, só com vitórias, enquanto os madeirenses ocupavam o sexto lugar na tabela classificativa, após vitória sobre o Vitória de Setúbal, no último encontro.  

Equilíbrio foi “sol de pouca dura”

Embora a entrada tenha sido adormecida, o Madeira SAD rapidamente se encontrou e aproveitou os primeiros minutos do encontro para se impor no jogo. No entanto, a defesa coesa e eficiente, a par da eficácia no ataque portista, acabou por deixar os madeirenses sem resposta. O FC Porto esteve sempre em vantagem, mas ao minuto dez surgiu a melhor oportunidade da equipa visitante. Após falta por passos de André Gomes, os madeirenses tiveram a chance de empatar o jogo a sete golos, mas no momento da finalização, Nikola Mitrevski, guardião portista, conseguiu travar o remate de Nuno Reis. 

A partir do minuto 17, a superioridade dos “dragões” começou a ser cada vez mais notória. Do lado da equipa da casa, Diogo Branquinho destacou-se no remate à baliza e, nos primeiros 30 minutos da partida, somou quatro golos. Já do lado do Madeira SAD, Elledy Semedo era o desequilibrador e marcou sete golos, três da linha dos sete metros.

A diferença no marcador aumentava cada vez mais e a maior vantagem portista, na primeira parte, espelhou-se no resultado ao intervalo. 23-15 era o parcial ao intervalo, com oitos golos de diferença.

Márton Székely na ajuda ao “massacre” portista

A segunda parte foi uma continuação da primeira metade do encontro. Supremacia portista no ataque e na defesa, bem como as dificuldades madeirenses em chegar ao golo, caracterizaram os últimos 30 minutos. Com uma sólida vantagem no marcador, Magnus Andersson, treinador dos “dragões”, optou por mudar o guardião portista e colocou Márton Székely para defender a baliza “azul e branca”. O recém-contratado estreou-se assim no Dragão Arena.

As dificuldades da equipa da Madeira eram cada vez mais evidentes e o golo só surgiu sete minutos depois do início da segunda parte. Apesar das perdas de bola no ataque, o guardião “azul e branco” esteve implacável e conseguiu somar mais de uma mão cheia de defesas. O Madeira SAD nunca conseguiu acompanhar o ritmo dos portistas e a diferença entre as equipas era visível no marcador. Ainda antes dos dez minutos do segundo tempo, o FC Porto já tinha uma vantagem de 14 golos. 

O resto do encontro pautou-se por estes moldes: facilidade portista no remate à baliza e incapacidade madeirense para travar os “dragões”. Branquinho voltou a ser o goleador da equipa da casa, com cinco golos. No entanto, é de destacar que alguns deles surgiram em contra-ataque e foram marcados com a baliza deserta devido à aposta no modelo de jogo de 7×6 da equipa madeirense. Do lado dos visitantes, o destaque melhor marcador voltou a ser Elledy Semedo, com cinco golos, que lhe permitiram conquistar o título de melhor marcador do encontro com um total de 12. O jogo terminou com o resultado fixado nos 44-26, ou seja, 18 golos de diferença a favor dos portistas. 

No final do encontro, Magnus Andersson, treinador dos “dragões”, mostrou-se satisfeito com a exibição dos seus jogadores e com o número de golos conseguido. Apesar da boa prestação, o técnico afirmou que a nível defensivo “não estivemos totalmente focados”. 

Paulo Fidalgo, treinador do Madeira SAD, salientou que, apesar da falta de consistência da sua equipa, “começamos bem a primeira parte”. Para o técnico, os madeirenses não conseguiram estancar a superioridade portista, o que levou à quebra na segunda parte, em que não conseguiram jogar ofensiva nem defensivamente. 

Com esta vitória, o FC Porto mantém o primeiro lugar, apenas com vitórias, enquanto o Madeira SAD continua na sexta posição, com dois jogos em atraso. Os “dragões” voltam a entrar em ação na quinta-feira, frente ao Aalborg, em jogo a contar para a Liga dos Campeões EHF, que se vai realizar no Dragão Arena. Já a equipa da Madeira, vai visitar o Póvoa AC, atual sétimo na tabela classificativa, na sexta-feira, em encontro alusivo ao campeonato. 

Artigo da autoria de Francisca Santos